A equipe de karatê de Araucária conquistou quatro vagas na Seleção Brasileira. Os atletas já consagrados no esporte – Anna Paula de Carvalho, Rogério Emerik, Lucas de Oliveira Rodrigues e Rafael Assunção de Carvalho – foram campeões na seletiva realizada pela Federação no último final de semana, no Ibirapuera, em São Paulo.
A karateca Anna Paula venceu na categoria junior, – 60 quilos; Rogério Emerik, ganhou na categoria junior, -84 kg; Lucas de Oliveira Rodrigues, na juvenil, -76 kg; e Rafael Assunção de Carvalho, na adulto, +80 kg. Com as vitórias eles garantiram vaga para disputar, nos próximos meses, o Sul-americano, na Argentina, o Pan-americano, no Chile, e, possivelmente, o Mundial, no Japão.
Sucesso
Segundo o técnico João Carlin Ferreira Padilha, a competição estava num nível elevadíssimo. “Todas as disputas foram muito acirradas, pois tiveram vários competidores em cada chave, da qual se classificaram apenas dois”, explica.
No total, cerca de 300 atletas participaram da seletiva, competindo por apenas 36 vagas (18 masculinas e 18 femininas), nas categorias juvenil, junior e adulto. Dentre os competidores classificados, cinco são paranaenses e destes quatro de Araucária.
Além dos nossos atletas estarem em bom condicionamento físico, eles demonstraram alta qualidade técnica na competição. “Graças ao empenho de nossos alunos conseguimos estas quatro vagas, deixando mais três atletas de reserva em terceiro lugar na Seleção”, orgulha-se Carlin. “Muitos atletas que estavam lá competem em grandes equipes. Ter superado esses karatecas mostra que o nível de Araucária está entre os melhores do Brasil”, acrescenta.
Preparação
Não foi a primeira vez que estes atletas obtiveram êxito na seletiva para concorrer, pela Seleção Brasileira, nas maiores competições na modalidade: Lucas e Anna se classificaram pela segunda vez, Rafael pela terceira e Rogério pela quarta.
Entre os dias 20 e 27 de julho os quatro atletas irão para São Paulo fazer o primeiro treino com os outros karatecas selecionados. A competição Sul-Americana acontece nos dias 8, 9 e 10 de agosto.