Os Adventistas do 7º Dia unem a aventura à recreação e à espiritualidade para fugir da “folia”
A juventude cristã aproveita o Carnaval de maneira sadia
Quase 22h do último sábado, 18 de fevereiro. Várias equipes estão divididas perto do auditório que existe no centro da chácara. Todos os componentes dos times vestem roupas e tênis adequados para aventura, estão pintando o rosto com a cor referente ao seu grupo e torcem para realizarem a atividade no menor tempo possível.
Todos são encaminhados ao salão, onde cada um recebe uma cadeirinha de segurança e, uma a uma, as equipes entram no mato para passarem pela tão esperada “trilha noturna”. Lá elas encontram vários obstáculos, caminhos tortuosos e barro. Muito barro! “Os obstáculos eram grandes e, às vezes eu não conseguia passar”, recorda a pequena Camila, de 10 anos. “Quando chegou na parte do barro, em que tínhamos que nos rastejar naquela lama toda, eu entrei com tudo e aproveitei o momento”, conta a jovem Ruth, de 18 anos. Uma atividade assim parece cena de filme, mas foi desenvolvida pelos jovens Adventistas do 7º Dia (IASD) no Acampamento de Verão 2012 que aconteceu em Araucária.
O evento reuniu cerca de 100 pessoas em uma chácara no bairro Capinzal entre os dias 17 e 21 de fevereiro. No local, os acampantes foram divididos em várias equipes que participaram de programações aventureiras como a trilha e a tirolesa, e também de atividades recreativas e espirituais. “Enquanto tantas pessoas estão por aí ‘aproveitando’ o Carnaval para prejudicarem sua saúde, nós nos reunimos com os amigos e a família para nos recrearmos de maneira saudável e nos aproximarmos de Deus”, explica Aline Stainsack, diretora do departamento de Jovens da IASD.
Retiros
Outras denominações também utilizam o feriado prolongado para acampar. No entanto, nem todas são adeptas a tanta aventura. Algumas, como a Igreja Metodista de Araucária preferiram o feriado para algo mais tranquilo. “Nos reunimos com o pessoal da Região Metropolitana de Curitiba e do litoral de Santa Catarina no Recanto da Paz, em Joinville”, conta Fernando Oliveira, um dos organizadores do Retiro. Lá, cerca de 200 juvenis e jovens entre 12 e 28 anos passaram três dias aproveitando a comodidade dos alojamentos e as programações do evento. Entre elas estavam várias oficinas com o tema “Achados e Perdidos”, momentos de recreação nos campos e quadras e ainda um dia inteiro em um Parque Aquático da cidade. “Enquanto muitos estão se perdendo, a juventude cristã se reúne para louvar a Deus e aprender mais sobre Ele”, afirma Fernando.
A espiritualidade norteia todas as atividades cristãs desse período
“Em casa”
Além de retiros tranquilos e acampamentos repletos de aventura, jovens cristãos têm outras maneiras de aproveitar o feriado. “Nós preferimos permanecer na cidade nesses dias para abençoar os moradores e orar para que Deus os proteja de tantas brigas, assassinatos e outros males que acontecem no Carnaval”, conta Tiago Plana, pastor da Igreja Bola de Neve de Araucária.
Com esse objetivo, jovens e adultos acompanham o pastor em atividades de evangelismo, vigílias de oração e programações realizadas pela Bola de Neve de Curitiba.
No entanto, além de passarem o feriadão envolvidos em atividades religiosas, os membros também aproveitam a data para se recrearem entre amigos. “Na terça-feira, por exemplo, nós realizamos um churrasco de confraternização”, afirma o pastor.
Esses exemplos acabam com o estereótipo de que as pessoas que não pulam Carnaval passam o feriadão trancadas em casa. “É possível, sim, aproveitar o momento de maneira agradável e sadia”, finaliza Aline Stainsack.