A festa teve homenagens para a diretora Márcia, bolo com parabéns e apresentações dos alunos
A diretora Márcia com os personagens Pequena sereia, Branca de Neve e Capitão América
A direção, professores e funcionários da Escola Recanto dos Baixinhos estão em festa. Ontem, dia 18 de março, a instituição completou 12 anos de fundação e a data foi marcada por uma grande comemoração, que reuniu todos os funcionários e alunos da escola. A festa contou com bolo e parabéns, homenagem para a diretora da escola, apresentações do grupo de atores de Curitiba com a companhia Encantadas Personagens, que interagiram com os alunos.
A diretora Márcia Regina Bernieri disse que a data marca mais um passo na trajetória de sucesso da escola, que começou com apenas 5 alunos e uma estrutura muito menor e hoje conta com 250 alunos, que são atendidos em uma sede bem mais ampla, além de um quadro funcional formado por 40 profissionais, entre professores e demais funcionários. “É muito gratificante ver o crescimento da nossa escola, o carinho dos pais e alunos e a saudade das pessoas que por aqui passaram e deixaram suas marcas. A data merece ser comemorada em grande estilo”, comentou.
A escola oferece desde o berçário até o 5º ano do ensino fundamental, tem ensino integral com atividades no contraturno de ballet, karatê, dança moderna e está implantando um projeto de inclusão do teatro na educação. Também oferece colônia de férias e seu horário de atendimento é das 7 às 18h30. “Temos uma proposta de expandir nossas atividades e oferecer as séries finais do ensino fundamental, para que o aluno possa concluir o ciclo na mesma escola”, ponderou a diretora.
O começo
O Recanto dos Baixinhos começou em março de 1995, quando as irmãs Márcia Regina Bernieri, Nely Bueno da Maia, Simone Bueno da Maia e Tânia Bueno da Maia resolveram colocar em prática um sonho antigo que juntas acalentavam: montar uma escolinha.
No início, toda a família se engajou no projeto. Os pais das idealizadoras, Nadir e Maria Lúcia Bueno Maia e os maridos Célio (Tânia), Rogério (Simone) e Jorge Luiz (Márcia) deram a maior força e se envolveram no trabalho. “Todo mundo arregaçou as mangas e até hoje conto com a ajuda do meu marido, Jorge, do meu pai e da minha mãe, já as minhas irmãs foram em busca de seus sonhos profissionais”, conta Márcia.
A escolinha começou como Centro de Educação Infantil, permanecendo assim até o ano de 2003, quando passou a ofertar turmas do ensino fundamental e mudou o nome para Recanto dos Baixinhos.
Um ponto fundamental para o crescimento da escola está na fidelidade dos seus profissionais, a exemplo de Mirian Renneberg Santos, que está na escola desde sua fundação, começou como professora, foi coordenadora e hoje é pedagoga. “Eu acompanhei tudo, desde o comecinho, todas as dificuldades, as conquistas, cada professor, cada aluno que por aqui já passaram e deixaram suas marcas. É muito gratificante você estar num lugar onde se percebe a humanização das pessoas, o investimento nas suas qualificações, e a diretora Márcia é tudo isso: uma pessoa maravilhosa, humana, valoriza seus profissionais, tem um comprometimento com os pais e os alunos e, principalmente, ama o que faz. E esta, eu acredito, é a receita para todo este sucesso”, elogia a pedagoga Mirian.
No quadro funcional estão ainda a supervisora Eliane, o pedagogo Claudemar, a gerente administrativa Marli e tantos outros, que vestem a camisa da escola e juntos com os pais e alunos, formam uma “grande família”.
A diretora Márcia ainda ressalta que a escola tem uma grande preocupação com a qualidade da educação, por isso procura resgatar as brincadeiras lúdicas, fazendo adaptações que se façam necessárias. Também promove palestras de qualificação e reuniões frequentes com sua equipe de trabalho. “Aqui a criança sente prazer em vir para a escola, ela aprende se divertindo. Agradeço por todas as famílias que depositaram e depositam sua confiança em nós e também a toda minha equipe de profissionais, os que estão comigo hoje e aos que por aqui já passaram”, concluiu Márcia.