Rosane: “O Rio Iguaçu se degradou muito rápido nos últimos 30 anos
Antes de deixar o comando do governo do Estado para disputar uma vaga no Senado nas eleições deste ano, o governador Roberto Requião (PMDB) assinou os decretos que criam três novos parques no Estado. Entre eles, a Área de Interesse Especial Regional do Iguaçu (AIERI), uma reivindicação da deputada de Araucária, Rosane Ferreira (PV).
A assinatura dos documentos aconteceu durante a última edição da Escola de Governo comandada por Requião, na terça-feira da semana passada, dia 30. Na ocasião, o governador fez questão de enfatizar a luta de Rosane para que o parque que garantirá a recuperação e preservação do Rio Iguaçu saísse do papel.
Sobre o trabalho para criação da área de preservação, Rosane disse: “temos encontrado apoio no cenário político estadual para trabalhar questões relacionadas ao meio ambiente”, lembrando que o projeto que deu origem à AIERI era uma das bandeiras do seu mandato na Assembleia.
“Paralelamente ao trabalho para criação do parque também nos empenhamos para garantir que os R$ 55 milhões oriundos da compensação ambiental das obras de ampliação da Repar fossem investidos integralmente em Araucária, na recuperação da cabeceira do rio que é símbolo do estado e passa pela fase mais difícil de sua história”, comentou, acrescentando que o Rio Iguaçu se degradou muito rápido nos últimos 30 anos.
Projeto sério
Ainda segundo a deputada, agora, com o decreto que cria a área de preservação do Iguaçu assinado e publicado começa a se desenhar um projeto sério para a recuperação do leito, de áreas de cavas e areiais, da qualidade da água do Iguaçu, que permitirá ainda a recuperação da fauna e flora ao longo do rio. Além da AIERI, Requião assinou decretos para a criação dos Parques da Serra da Esperança, em Guarapuava e o Parque São João, em Prudentópolis.
Foto: Divulgação/ Deputada Rosane