Revivendo as brincadeiras de antigamente
As crianças refletiram sobre as diferenças da infância de antigamente e de agoraRevivendo as brincadeiras de antigamente
Gostaram tanto das brincadeiras, que até hoje continuam durante os recreios

Não é nada difícil de notar que a infância de hoje em dia é muito diferente comparado as gerações passadas. E não precisa nem pensar em muitas e muitas décadas atrás, ainda no começo dos anos 90, eram pouquíssimas famílias que tinham acesso aos vídeo-games e computadores, o que, unido a sensação de maior segurança que se tinha na época, garantia aquela criançada brincando na rua, subindo em árvore, andando por aí. Pensando nisso e inspirada pela matéria de História do 1º trimestre de 2013 “Mudanças ocorridas nas brincadeiras ao longo do tempo”, foi que a professora Celene de Vito, pensou em um projeto bem bacana que, por fim, deu vida ao livro “Brinquedos e Brincadeiras” junto às crianças do 2º ano A da Escola Municipal Professora Nadir Nepomuceno Alves Pinto.

“Pensei em desenvolver um trabalho que envolvesse os pais dos alunos, a fim de que conhecessem melhor a realidade escolar de seus filhos. Então, inicialmente fiz uma pesquisa junto às famílias para que contassem os tipos de brincadeiras e brinquedos que tinham quando eram crianças”, explicou Celene. Assim, com base no retorno das pesquisas, a professora agrupou as famílias que colocaram brincadeiras iguais ou parecidas: “Fiz uma escala semanal para que os pais comparecessem na sala de aula e realizassem a brincadeira com todos os alunos”, completou.

A partir daí, as sextas-feiras passaram a ser esperadas ansiosamente pelos alunos, tornando-se o delicioso “Dia da Brincadeira com os Pais”: “Primeiro, os pais contavam um pouco sobre sua infância, com quem e onde brincavam e, em seguida, explicavam o passo-a-passo da brincadeira que haviam sugerido”, revelou Celene. A professora ficou surpresa com a participação dos alunos: “A princípio, imaginei que não compareceriam, mas ao longo do trabalho, tivemos 13 brincadeiras realizadas e, em 10 delas, havia pelo menos um representante da família”, contou.

Efeitos positivos
Depois de brincar bastante, chegou a hora de refletir um pouco sobre a experiência e o resultado não podia ser melhor: “Elas perceberam que se passa muito tempo em frente a um computador ou mesmo com brinquedos que não proporcionam a interação entre os indivíduos”, conta feliz a professora.

O livro
Ao final do trabalho, as produções dos alunos (descrição das brincadeiras), as imagens e os vídeos, foram organizadas e transformadas em um livro, acompanhado de um DVD com a vivência das brincadeiras na escola. O livro foi impresso em duas vias para que cada dia, um aluno pudesse levar para sua casa, mostrando aos familiares, mas a direção da escola Nadir está fazendo alguns orçamentos em gráficas a fim de que os livros possam ser adquiridos para todos os alunos da turma. Já o DVD foi reproduzido e cada aluno recebeu uma cópia. A melhor notícia foi que, mesmo depois do término do projeto, a criançada ainda está brincando de ‘lenço atrás’, ‘viuvinha’, ‘amarelinha’, ‘31 meu’, ‘pé na bola’, ‘balança caixão’, ‘pular corda’, ‘pular elástico’, ‘passa anel’, ‘casinha’, ‘pega-pega’, ‘futebol de moeda’…