Durante esta semana, os vereadores chamaram à Câmara de Araucária os secretários José Joval Conceição, titular da pasta de Segurança Pública, e Rizio Wachowicz, de Urbanismo. O primeiro esteve por lá quarta-feira, 17 de julho, e o segundo na quinta-feira, 18 de julho. Basicamente, os edis queriam saber como anda o trabalho dessas secretarias e também repassar aos seus comandantes algumas queixas e pedidos que eles estariam recebendo da população.

Embora quisessem levar queixas da comunidade aos secretários, o que se viu – em alguns momentos – foi justamente o contrário. Tanto Joval quanto Rízio disseram que suas pastas estão com muitas dificuldades. Joval explicou que hoje existe quase um racionamento de combustível para as viaturas, fato que limita a o trabalho de rondas. Disse que a redução das horas extras feitas pelos guardas municipais por conta da redução de arrecadação pela qual o Município está passando, teve grande impacto no trabalho diário. A falta de efetivo e de equipamentos foi outra reclamação. As pistolas de taser (choque) estão encostadas, sem munição. “Mesmo assim, estamos nos empenhando e fazendo o que está ao nosso alcance”, finalizou.

Sobre o trabalho da Secretaria de Urbanismo, Rizio disse que sua situação não é diferente das de outras secretarias. Segundo ele, a principal dificuldade é a falta de pessoal especializado. “Temos apenas um topógrafo para atender o Município inteiro e muitas funções técnicas, que eram exercidas por pessoas que ocupavam cargos em comissão e que foram demitidas, prejudicaram o andamento dos processos”, relatou. Os vereadores também questionaram a demora na liberação de alvarás. Sobre isso Rízio disse que sua grande dificuldade são os outros setores por onde estes alvarás precisam passar e que demoram muito, como o Corpo de Bombeiros, COMEC e IAP.

Procurador
Nesta sexta será a vez do procurador geral do município Marcelo Frehse conversar com os edis. Tanto na conversa com o Capitão Joval, quanto com Rízio, participaram o presidente Pedro Gilmar Nogueira (PTN), e os vereadores Paulo Horácio (PSDB), Vanderlei Cabelereiro (DEM) e Alex Nogueira (PSDB).