Saúde orienta sobre a importância do exame
A vacina é muito importante para ficar prevenido contra a hepatite

Cerca de um terço da população mundial está infectada com o vírus da hepatite. A doença atinge o fígado e é responsável pela morte de um milhão de pessoas por ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Apesar de assintomática no início, pode ser diagnosticada por exames e evitar complicações para o paciente.

Em Araucária, as pessoas podem se prevenir contra a doença procurando gratuitamente pelos exames dos tipos B e C, no Serviço de Orientação à Aids/DSTs (SOA), no complexo de Saúde do NIS III. O atendimento é realizado das 8h às 17h, com coleta de material até as 16h. Não precisa de requisição médica, basta chegar ao local.

A coordenadora do SOA, Rosa dos Santos Antunes, conta que a média de exames feitos na cidade é de 35 por mês e poderia ser bem maior. A coordenadora explica que a coleta é rápida, o resultado sai em 15 dias e o exame é muito importante.

“No início a doença, que pode ser de vários tipos, é assintomática e começa a gerar incômodos para o portador apenas quando está em nível avançado. Pode ficar anos sem ter sinais. Se mais pessoas soubessem que possuem a doença e fizessem o tratamento precocemente, o número de complicações, transplantes e até mesmo de mortes poderia ser bem menor”, comenta.

Contágio
A hepatite pode ser de vários tipos, sendo as mais comuns do tipo A, B, C, D e E. As formas de contágio podem variar de acordo com o vírus e a prevenção não é complicada. Os cuidados sugeridos são lavar bem as frutas e verduras, tomar água de boa procedência, não compartilhar copos e lavar as mãos antes das refeições.

Os tipos B e C são transmitidos principalmente pelo sangue, e a dica para a prevenção nestes casos é não utilizar objetos cortantes de outras pessoas sem esterilização e usar camisinha nas relações sexuais.

Vacina gratuita
Podem receber a vacina gratuitamente todos que possuem até 29 anos, basta comparecer a alguma unidade de saúde. A imunização é aplicada em três doses, a segunda após 30 dias e a terceira após seis meses.