Evento foi aberto à população, profissionais da área e familiares que cuidam de idosos

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Saúde da Mulher e do Idoso promoveu na quarta-feira, dia 23, a Oficina do Cuidador. O evento, realizado no Anfiteatro do Paço Municipal, contou com a presença de diretores, coordenadores e funcionários dos centros de saúde da SMSA, agentes comunitários de saúde, idosos e familiares cuidadores de idosos.

De acordo com a coordenadora do Centro de Saúde da Mulher e do Idoso, Maria do Carmo Gnata Telles, as oficinas serão promovidas mensalmente visando aproximar a população do serviço. “Nosso objetivo maior é nos aproximar da população idosa e de seus familiares cuidadores, levar esclarecimentos a esse público sobre os serviços disponíveis na unidade, bem como disponibilizar informações e orientações, com o auxílio de profissionais especialistas, em relação aos seus direitos enquanto cidadão idoso, hábitos e atitudes que podem contribuir para sua qualidade de vida e os cuidados necessários em relação ao cuidador no acompanhamento dessas pessoas”, explica.

O secretário de Saúde, Josué de Oliveira Kersten, destaca que a iniciativa promove a valorização e o respeito à população idosa. “Somos um dos poucos municípios da Região Metropolitana do Estado que oferecem atendimento especializado ao idoso e sabemos que a cada ano que passa a expectativa de vida da população aumenta, por isso precisamos estar preparados e preparar as famílias para acolher, proteger e atender essa faixa da população”, afirma Josué.

Palestras
Durante a abertura da oficina, a palestrante Regiane Madi de Souza Pimpão Silva, fisioterapeuta do Centro de Saúde do Idoso, especialista em traumato-ortopedia e gerontologia, ministrou a palestra Acolhimento, destacando a missão do centro de saúde, fluxo de atendimento, atendimento especializado, encaminhamento e serviços ofertados aos idosos e os temas a serem abordados nas próximas oficinas.

A segunda palestra da oficina, Envelhecimento Saudável, ministrada por Luiz Bodachne, médico especialista em geriatria e gerontologia pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Paraná, médico Geriatra do Hospital Universitário Cajuru e médico Geriatra da Unidade de Atenção ao Idoso Ouvidor Pardinho, trouxe informações sobre cuidados com a saúde do idoso, alimentação, modo de vida, a importância de atividades físicas e intelectuais e como envelhecer de maneira saudável.

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

A ética dos propagadores de fake news

O título desta crônica é provocativo, pois vivemos num tempo onde cada um é induzido a acreditar na sua fake news de preferência através da

Casa Bem Acabada

Iéste negócio da gente se meter a rabequista das véis dando o maior dos problema!! Sobrinha Roseli se achegando com cara cheia de felicidade contanto

Compartilhe