Araucária PR, , 20°C

A Prefeitura de Araucária firmou parceria com o Instituto Ronald McDonald e a Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN) para capacitar profissionais de saúde para a realização do diagnóstico precoce de câncer em crianças e adolescentes no município.

A cidade foi uma das escolhidas para ser beneficiada com o Programa Diagnóstico Precoce, que é financiado pelo Instituto Ronald McDonald. Com a parceria que a Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA) firmou, profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) serão orientados sobre o assunto por equipes do Hospital de Clínicas, Hospital Erasto Gaertner e Hospital Pequeno Príncipe.

Quanto mais cedo forem detectados eventuais sintomas de câncer em crianças, maiores são as chances de cura. “É muito importante o diagnóstico precoce, pois com a redução do tempo entre a aparição dos primeiros sintomas e o atendimento adequado, podemos ter melhores resultados e também a melhora na qualidade de vida dos pacientes”, explica a coordenadora científica do projeto, Dra. Leniza Costa Lima Lichtvan, oncologista pediátrica do Erasto Gaertner e do Hospital de Clínicas.

A médica conta que muitas crianças e adolescentes chegam aos centros especializados já com a doença em estágio avançado por diversos fatores, dentre eles, medo do diagnóstico e desinformação dos pais e de profissionais de saúde. Por isso a importância do curso, focado no aperfeiçoamento e esclarecimento dos profissionais, não apenas de médicos, mas também de enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Atualmente o câncer é a segunda causa de mortalidade entre jovens com menos de 19 anos no país, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A estimativa do grupo é que aproximadamente 80% dos casos diagnosticados precocemente a­presentem chances de cura.

Leia outras notícias