Trabalhadores participaram de um curso para aprender a se comportar nas entrevistas

Mais de 600 pessoas participaram, nos dias 29, 30 e 31 de maio, de um curso de empregabilidade oferecido gratuitamente pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria do Emprego e Trabalho. O curso foi realizado na Sociedade Operária Beneficente de Araucária (Diesel Club). Nas aulas, os alunos aprenderam a elaborar um bom currículo, como devem se portar em uma entrevista de emprego, entre outras regras. Depois de participarem do curso de empregabilidade, todos os alunos farão um curso das áreas específicas de indústria ou comércio, oferecidos também pela Prefeitura, que firmou parceria com o Senai e o Senac.

Na abertura do curso, o prefeito Olizandro Ferreira destacou a importância da iniciativa, que está dando oportunidades a todos as classes da cidade, desde trabalhadores rurais, até lideranças comunitárias. “Estamos buscando alternativas para que os nossos trabalhadores não fiquem desempregados e tenham oportunidades de buscar uma qualificação, ampliando as possibilidades de entrar no mercado de trabalho”, disse.

Opinião semelhante partiu do secretário do Emprego e do Trabalho, Ronaldo Martins, que classificou os programas do município como exemplo para outros países. “Recentemente recebemos a visita de um grupo angolano, que veio aqui conhecer nosso trabalho”, completou. Ronaldo comentou que desde que os programas de empregabilidade começaram, já foram realizados 186 cursos, formando mais de oito mil trabalhadores.

Buscando o melhor
Jucélia Santos Machado, 33 anos, é cabeleireira e participou do treinamento para buscar uma nova oportunidade de trabalho. “Estou aqui para aprender os passos iniciais para buscar um emprego, pois pretendo fazer um curso de mecânica básica e conseguir vaga numa empresa”, disse.

A mesma idéia da cabeleireira partiu do jovem Rodrigo Luiz de Oliveira, 17 anos, que pretende fazer um curso voltado à área industrial e conseguir seu primeiro emprego. Seu colega, Jaidson de Melo Santos, 19 anos, já definiu a preferência: quer iniciar a carreira trabalhando na área de metalúrgica.

VEJA TAMBÉM

Caminho certo

É fato que a língua do povo sempre foi afiada e impiedosa. Os juízes da vida dos outros de plantão se adiantam em ser investigadores,

Compartilhe