O assassinato, no início deste mês, do estudante Jhonatan Henrique Nassif Ferreira, 15 anos, com tiro na cabeça, motivou um debate na Câmara de Vereadores sobre a situação da segurança em Araucária. O encontro foi uma iniciativa do presidente da Casa, Rui Sérgio Alves de Souza (PT) e aconteceu na quinta-feira, dia 18. Jhonatan foi morto dentro do terreno da própria instituição onde estudava, o Colégio Estadual Agalvira B. Pinto, que fica no jardim Industrial.
Participaram da discussão no plenário da Câmara representantes das polícias Civil e Militar do Município e do Estado, profissionais da Secretaria de Estado da Educação (SEED), professores do Colégio Agalvira, o secretário municipal de Segurança, Élcio Fuscolin, os vereadores Rui e Clodoaldo Pinto Jr. (PDT), além de estudantes, policiais e guardas municipais que atuam na Patrulha Escolar. O pai do jovem assassinado também esteve presente, fez um relato emocionado do que está passando sua família e pediu por melhorias na segurança pública de Araucária.
Esforço
Todos os profissionais ligados à área da segurança pública presentes à reunião foram unânimes ao admitir que faltam maiores investimentos do Estado para a área e que estão fazendo tudo o que está ao alcance das corporações. Além disso, eles pediram que a população continue sendo parceira das polícias, pois só assim é possível combater a criminalidade com maior eficiência.
Por sua vez, o vereador Rui lembrou da necessidade de que Estado e o Município conversem para buscar alternativas para solução do problema da falta de segurança. “Não basta apenas combater a criminalidade, precisamos investir mais em Educação, em iluminação pública, em esporte. A morte do Jhonatan não pode ser apenas mais uma”, enfatizou.
W.B