Seja bem-vindo ao Grupo Poesia em Movimento
José Arildo comemora cada publicação que o grupo efetuou

Em Araucária a discussão e a execução de poesia se propõe a ser constante. Desde 2003, poetas, escritores e trovadores se reúnem no Poesia em Movimento de Araucária, traçando sua caminhada no município com a proposta de inserir a poesia na vida das pessoas e trazer novos adeptos ao gênero lírico. Conforme contou o atual coordenador do grupo, José Arildo, o grupo se reúne todo último sábado de cada mês na Biblioteca Pública Emiliano Perneta, onde conversam e discutem sobre poesia, produzem e encaminham os próximos projetos.

Nessa trajetória, o Poesia em Movimento já publicou alguns livros. A primeira publicação veio em 2003, quando foi lançada uma coletânea de poesias de poetas araucarienses. Em 2004 o grupo editou um livro com o resultado de um concurso de poesia realizado entre as escolas municipais, estaduais e particulares da cidade; 579 alunos participaram do “Concurso de poesia Águas para o Mundo” e 31 poesias foram selecionadas e publicadas no livro. Em seguida, no mesmo formato de participação com os alunos de escolas, o grupo publicou o livro “Araucária minha terra, minha cidade”, com 118 poesias. Posteriormente, sem verba para imprimir os livros, o grupo lançou um DVD com os textos escolhidos no Concurso de Poesia Meu Paraná, depois um CD, sendo essa a única publicação para venda, com poesias dos integrantes do grupo e, para finalizar, um livreto com poesias para crianças.

As publicações sempre contaram com o patrocínio do comércio local e distribuição gratuita: “Durante esse período a gente sempre contou com o apoio da Biblioteca Municipal, que sempre fez a ponte com a Secretaria de Cultura”, ressalta José. Porém, a participação do público ainda deixa o grupo triste, atualmente, são 15 membros, mas, como afirma José, apenas quatro ou cinco interagem com efetividade. “A população não participa. O pessoal de Araucária é muito fechado, temos vários poetas e poetisas, vários escritores e escritoras e temos um espaço aberto, por que não nos encontrarmos para conversarmos sobre isso?”, indaga Arildo.

Por isso, é reforçado o convite para todos que gostam de ler, escrever ou apenas trocar ideias sobre poesia. Os encontros acontecem último sábado de cada mês na Biblioteca Emiliano Perneta, das 9h às 11h30. “No próximo encontro, no dia 23 de fevereiro, a coordenação do grupo vai ser passada para quem tiver interesse. Estou há 11 anos, já chegou a hora de deixar alguém com ideias novas e pensamentos novos fazer isso. Mas vou continuar participando, tenho quatro livros solos para serem publicados nesse ano”, finaliza.