Araucária PR, , 20°C

Semana contra as drogas termina amanhã
Encontro aconteceu no plenário da Câmara na manhã de quarta-feira, 26 de junho

A quarta edição da Semana de Prevenção e Combate ao Uso Indevido de Drogas, realizada pela Prefeitura de Araucária, termina amanhã, 29 de junho, com uma série de atividades no Parque Cachoeira (veja programação ao lado).

Desde segunda-feira, 24 de junho, são diversos os eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP) para despertar no cidadão a importância de se discutir o assunto. Dentro da programação da Semana, por exemplo, aconteceu na quarta-feira, 26 de junho, o 1º Fórum de Discussão sobre Drogas, que teve como palco o plenário da Câmara de Vereadores. Com a temática “Abordagem e tratamento para o usuário de drogas”, o encontro contou com a presença da socióloga sanitarista Graziella Barbosa Barreiros, ex-consultora em saúde mental do Ministério da Saúde e membro do colegiado gestor de saúde mental de Santo André, que conduziu o encontro.

A ênfase na discussão foi sobre aqueles que têm dificuldade em acessar os serviços disponíveis, tanto de saúde, quanto em outras áreas da rede de amparo para pessoas em situação de vulnerabilidade. Grande parte da plateia foi composta por profissionais da área de saúde, mas o como o assunto envolve questões de diversos âmbitos, poderia ter tido uma maior participação de outros agentes envolvidos, lamentou a representante do Conselho Tutelar no evento, Margarete Carlos.

Em sua fala, a palestrante propôs reflexões sobre práticas de profissionais, relações e necessidades de usuários de drogas. Graziella reforçou a necessidade de os profissionais que lidam com casos envolvendo drogas se aproximarem dessa clientela, que muitas vezes não vem por demanda espontânea e sim por encaminhamento da justiça, assistentes sociais, familiares, etc. e não por conta própria. O desafio primeiramente seria a aproximação, para que por meio do acompanhamento realizado, o atendido possa construir um sentido próprio para a estada naquele ambiente.

Até mesmo quem está na recepção precisaria ter um olhar diferenciado e sem preconceitos para estabelecer um primeiro contato de maneira que o usuário se sinta à vontade para voltar aos locais de ajuda. “Quando há situações de constrangimento para quem busca o serviço, esse público não volta mais. Às vezes não vão no dia certo, aparecem no horário errado e vocês vão dizer que não podem atender mesmo não tendo outro agendamento no horário?”, questiona.

Graziella expõe ainda que várias questões estariam associadas ao início do uso indevido de drogas, como traumas na infância. Uma pesquisa feita pela estudiosa no município em que atua mostra que dos casos mais graves, 70% dos pacientes relatava ter sofrido abuso sexual na infância. “Condenam-se aqueles que enfiam o pé na “jaca”, só que se ignora o que causou ou colaborou para que isso acontecesse. Deve-se trabalhar também para que este tipo de situação anterior não ocorra”, relata.

Para que haja uma prevenção mais efetiva e maiores possibilidades de recuperação, o investimento, segundo a socióloga, deveria ser no sujeito. “O foco da discussão deve ser para o sujeito e não para a droga. É necessário pensar no contexto geral: melhorar escolas, a vida cultural, dar mais opções esportivas, melhorar o sistema de saúde. É o sujeito quem pode decidir não usar as substâncias pela primeira vez. É ele que pode tentar se recuperar depois”, avalia.

Apesar dos sérios problemas com as drogas no país, Graziella acredita que podem ser resolvidos, só que o cuidado precisaria ser integral, plural, flexível e partilhado entre os agentes envolvidos. E mesmo sendo um dever do estado, a responsabilidade seria de toda a sociedade.

Serviço
Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone 3905-6118 ou pelo email dap.gma@hotmail.com

Programação da 4ª Semana de Prevenção e Combate ao Uso Indevido de Drogas
Hoje, sexta-feira, 28 de junho

– 7h30 às 17 horas, nas escolas: orientações e entrega de materiais
– 8 às 17 horas, em algumas unidades que prestam serviço da Secretaria Municipal de Assistência Social: orientações e entrega de materiais
– 8 às 17 horas, nas Casas da Criança: Apresentação Teatral do Projeto Vida: “Prevenção às Drogas”
– 9 às 17 horas, no terminal central: abordagem informativa do Conselho Comunitário de Segurança
– 9 às 17 horas, no terminal Vila Angélica: abordagem informativa com voluntários da FAVI e do Projeto Levando o Bem
– 9 às 17 horas, no saguão da Prefeitura: exposição de trabalhos escolares
– 14 horas, na praça central: Apresentação Teatral “Latão de Lixo” e presença do mascote da Guarda Municipal.

Amanhã, sábado, 29 de junho
– A partir das 13 horas, no Parque Cachoeira
– Concurso de Pipas
– Atividades Culturais
– Brinquedos
– Oferta de cursos e empregos
– Orientação e entrega de materiais
– Venda de Artesanatos
– Praça de Alimentação
– 14 horas, no Parque Cachoeira: Apresentação de skatistas e Rap “Unidade”
– 15 horas, saída do CAIC até o Parque Cachoeira: motopasseio

 

Leia outras notícias