Os microempreendores do município estão aproveitando o evento para regularizar a sua situação
Quem tem ou pretende ter um negócio próprio está aproveitando a Semana do Microempreendedor Individual, que começou na segunda-feira (01º) e segue até sexta-feira (05), para regularizar a sua situação. O evento é promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e pela Prefeitura com o apoio da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Araucária (ACIAA).
Durante o evento, que é gratuito e está sendo realizado no Ponto de Atendimento do SEBRAE, que fica na sede da Companhia de Desenvolvimento de Araucária (CODAR), os microempreendores do município vão poder regularizar a sua declaração anual, formalizar a sua empresa, participar de oficinas, assistir a palestras e receber orientações de especialistas em gestão de pequenos negócios.
O primeiro passo para quem quer abrir o próprio negócio é fazer uma consulta comercial na Prefeitura. Após a avaliação e estando o negócio liberado, é preciso formalizar a documentação do Microempreendedor Individual (MEI) e solicitar o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Em seguida, é necessário solicitar o alvará de funcionamento, que autoriza o negócio a funcionar. Para se cadastrar no MEI o faturamento deve ser de no máximo R$ 60 mil por ano ou R$ 5 mil por mês.
A cabeleireira Ana Paula da Rocha Gomes, 20 anos, era funcionária de um salão de beleza e decidiu abrir o próprio negócio, no Centro da cidade. Ela já tinha dado entrada na documentação e aproveitou a Semana do Microempreendedor Individual para finalizar o processo. “Agora vou solicitar o alvará. Foi bastante útil vir aqui, inclusive porque pude solicitar aqui, e não no banco, a máquina para os clientes pagarem com cartão. Valeu a pena vir, porque foi fácil e rápido”, contou.
Serviço
A Semana do Microempreendedor Individual começou na segunda-feira (01º) e segue até sexta-feira (05), das 9h às 12h e das 13h às 18h. O Ponto de Atendimento do SEBRAE em Araucária está localizado na sede da CODAR, que fica na Rua Heitor Alves Guimarães, nº 513, no Centro. Mas quem precisar de orientação após o término do evento pode procurar a CODAR, que presta, em média, de 30 a 40 atendimentos por dia.
“A CODAR oferece assessoria técnica, empresarial e financeira. Entre outros benefícios, a formalização permite o acesso a linhas de crédito com taxas de juros subsidiadas. Os microempreendedores são uma força da economia e recebem da CODAR todo o apoio necessário para crescerem”, afirma o presidente da Companhia, Adilson Basso.