Indignadas, as serventes já não sabem mais o que fazer para receber os atrasados
Na manhã desta quinta-feira, dia 27, seis serventes contratadas pela Nova Geração Administradora de Serviços se reuniram na frente da empresa para, mais uma vez, tentar receber alguns benefícios atrasados. Elas afirmam que estão sem receber o vale-alimentação desde o dia 18 e algumas também o pagamento do terço de férias.
“Tirei férias no dia 15 de dezembro, voltei a trabalhar dia 17 de janeiro, e ainda não recebi nada referente a este período. Já cansei de vir reclamar e só ouvir promessas, não sei mais o que fazer”, conta a servente da Nova Geração, Simone Apª Paixão dos Santos, que está lotada na Escola Elírio Alves Pinto.
Outra servente contratada pela empresa, Cleide Ramos, que trabalha na Escola Fonte Nova, reclama que o pagamento do vale-alimentação está atrasado há mais de 10 dias. “Nós trabalhamos certinho, cumprimos horário, mas não recebemos o que nos é de direito. A situação na minha casa está complicada, a luz já foi até cortada. Se a gente trabalha é porque precisa”, diz.
Esta não é a primeira vez que as colaboradoras da empresa, que é contratada pela Prefeitura Municipal, reclamam de problemas com os pagamentos e da falta de condições de trabalho. “Não temos nem uniforme para trabalhar e desde que a empresa assinou contrato com a prefeitura é assim”, desabafa a servente Regiane Goter.
Além disso, elas reclamam que o pagamento do 13º salário foi depositado na conta delas somente no dia 24 de dezembro. “Isso é um absurdo, uma baixaria. Nós temos filhos, família, semana que vem começam as aulas e não temos nem como comprar o material escolar para as crianças”, diz a servente Rosângela Chaves.
Os atrasos nos pagamentos dos salários, de acordo com as funcionárias, também são problemas corriqueiros. “No ano passado nos reunimos com o secretário de Governo, João Lincoln Ferreira, que garantiu que o problema não voltaria a se repetir, mas voltou”, contam.
As serventes já fizeram denúncias no sindicato que representa a categoria, o Simeaco, e também na Justiça do Trabalho de Araucária, mas até agora não obtiveram nenhum retorno.
Reunião
Na quinta-feira, quando se reuniram na frente da empresa, a secretária da Nova Geração abriu o portão e convidou as serventes e a equipe de reportagem do Jornal O Popular para entrar. Segundo ela, um dos proprietários da empresa iria recebê-las.
Enquanto aguardavam, um dos sócios, que não se identificou, maltratou a equipe do jornal afirmando que ela não tinha autorização para entrar nas dependências da empresa, bem como fotografar a fachada da mesma. Ele pediu que a repórter e o fotógrafo se retirassem e proibiu a entrada.
Em uma reunião a portas fechadas, este mesmo sócio garantiu às serventes que na segunda-feira, dia 31, o dinheiro do vale-alimentação estará depositado na conta bancária. Ainda segundo elas, as colaboradoras que ainda não receberam o terço das férias foram orientadas a comparecer novamente na sede da Nova Geração às 15h, também no dia 31, para receberem o benefício. “Foi mais uma promessa, como sempre. Esperamos que desta vez eles cumpram. Segunda estaremos aqui de novo”, disse Simone.
Para a reportagem, a empresa não quis se manifestar sobre as reclamações.
Novela
A novela envolvendo a Nova Geração já é antiga. Em 2009 a empresa venceu uma licitação e ficou responsável pelos serviços de limpeza em grande parte dos prédios públicos do Município, como escolas, unidades de saúde e CMEI´s (Centro Municipal de Educação Infantil). Desde então, vem sendo alvo de denúncias e reclamações.
No dia 06 de novembro de 2009, o Jornal O Popular publicou uma matéria noticiando que o vereador Esmael Padilha (PSL) protocolou naquele mês um pedido de informações a prefeitura a respeito do contrato firmado com a terceirizada. No pedido, o vereador solicitou uma cópia do contrato no valor de 9,1 milhões, cópia do caução de garantia no valor de R$ 450 mil que a empresa teria que ter fornecido à prefeitura e relação dos funcionários contratados pela Nova Geração para trabalhar nas repartições públicas.
No final do ano passado, no dia 07 de dezembro, o jornal publicou mais uma matéria sobre reclamações das serventes. Na época, várias colaboradoras da Nova Geração entraram em contato com O Popular afirmando que os salários estavam atrasados, bem como o vale-alimentação e o vale-transporte. Uma das serventes, que não quis ter seu nome identificado com medo de ser despedida, disse que não tinha nem o que comer em casa.
Na ocasião, a assessoria de comunicação da prefeitura informou que o contrato com a Nova Geração vai até o mês de agosto de 2011 e que os pagamentos pela prestação dos serviços de limpeza estavam sendo pagos rigorosamente em dia pelo Município.
Gabriela Rocha (G.R.)