Pesquisar
Close this search box.

Sindicatos e servidores discutem proposta de alteração do FPMA com vereadores

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Na manhã desta terça-feira (29), o SIFAR, SISMMAR, servidores e o Presidente do Fundo de Previdência Municipal de Araucária (FPMA) reuniram-se com vereadores na Câmara para discussão do projeto de lei que propõe alteração da administração do Fundo. Foi deliberada a criação de uma emenda, que consiste em mudança no texto constitucional, determinando que, até o final do atual mandato não sejam modificados os indicados ao Conselho.

Na ocasião, os sindicatos e o Presidente do FPMA, Marcos Tuleski, apresentaram suas posições sobre a proposta de lei. “O Fundo é dos funcionários e interfere no futuro deles. Qualquer alteração não pode ser feita sem a nossa aprovação”, destacou Tuleski. Na sequência, Vilmar Barão, Presidente do SIFAR, posicionou-se afirmando que o Fundo é o único órgão em Araucária que está em dia com o Tribunal de Contas. “Não há nenhuma recomendação do Ministério da Previdência para realizar qualquer tipo de alteração no FPMA”, ressaltou Barão. Já os representantes do SISMMAR, colocaram que a modificação na atual gestão do Fundo torna-se um desrespeito às categorias representadas e ao processo democrático.

Durante o debate, os servidores públicos demonstraram grande indignação e repudiaram o projeto de lei. “Todo e qualquer mandato deve ser cumprido e não alterado”, afirmou o Presidente do Fundo. Os presentes comentaram que o funcionário que, uma vez indicado pelo Prefeito ao cargo, não pode ser demudado até que tal mandato termine, ou corre o risco de tornar-se ilegal, pois o FPMA não é lugar para troca de favores políticos.

No final da reunião, os servidores mostraram-se contrários ao projeto, porém concordaram com a criação de uma emenda determinando que as modificações dos indicados ao Fundo aconteçam somente no próximo mandato. Pedro Nogueira, Presidente da Câmara, disse que o que foi acordado será votado na sessão de segunda-feira e que a Casa está sempre de portas abertas aos sindicatos e servidores do Município. O vereador Vanderlei Cabeleireiro, comentou que nenhum vereador tem intenção de prejudicar os funcionários públicos e enfatizou que está sempre à disposição dos servidores, visto que a melhor ação é a conversa amigável para uma solução positiva.

Diretoria do SIFAR