O acesso ao site pode ser feito pelos endereços www.pr.gov.br/detran e www.detran.pr.gov.br

O Detran oferece, em sua página na internet, todas as informações referentes aos procedimentos realizados pelo órgão e, desde o início do ano, o site está de cara nova. Além do novo layout, informações mais detalhadas deixaram a navegação pela página mais simples e rápida. O acesso ao site pode ser feito pelos endereços www. pr.gov.br/detran ou www.detran.pr.gov.br.

“Quando o cidadão já tem o conhecimento prévio do que terá que fazer no Detran, ele diminui o tempo de espera. Desta forma o procedimento se torna mais ágil, tanto para o departamento quanto para quem o procura”, esclarece o coronel David Antônio Pancotti, diretor geral do Detran/PR.

Ao acessar a página do Detran, o usuário pode conferir os serviços oferecidos pelo órgão e os documentos necessários para realizá-los. Também pode realizar consultas de pontuação da carteira de habilitação e dos débitos do veículo.

Consultas
Já na página inicial do site o usuário pode obter informações rápidas sobre licen­ciamento, débitos do veículo, IPVA e pontuação da CNH. Nesta consulta rápida, é possível ser feita a impressão das guias para pagamento do IPVA e licenciamento do veículo. O Gravame Financeiro (financiamento do veículo) é outro serviço disponível para consultas, além de informações sobre habilitação, veículos, infrações e estatísticas de trânsito.

A renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um dos serviços mais procurados pelo cidadão e também um dos assuntos que mais geram dúvidas e informações desencon­tradas. Para que o motorista não encontre dificuldades na hora de renovar sua habilitação, ele pode conferir, pelo site do Detran, os documentos necessários para realizar este serviço, o valor das taxas e em que locais ele poderá realizar a renovação da CNH.

Para as pessoas que possuem a primeira habilitação antes de 1998 e que precisam realizar a prova de renovação da CNH, estão disponíveis no site as apostilas com os conteúdos da prova.

Outra comodidade que o site oferece é a consulta dos resultados dos exames Teórico de Legislação e Prático do Processo de Primeira Habilitação prestados no Detran. Ao acessar o portal, o candidato deve clicar no ícone habilitação – serviços – resultado de exame; e digitar o número do processo.

VEJA TAMBÉM

Compartilhe