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A Secretaria Municipal de Educação reuniu 2400 profissionais, entre diretores, pedagogos, professores, atendentes infantis e estagiários para participarem da Semana Pedagógica 2015, com o tema “Pedagogia Histórico-Crítica e Desenvolvimento: ensino, aprendizagem e inclusão”.

Neste ano, o evento contou com a palestra da doutora em Psicologia Escolar Marilda Gonçalves Dias Facci, na Escola Archelau de Almeida Torres. Em outros cinco espaços (Escola de Gestão, Auditório Zilda Arns, Escola Werka, Anfiteatro, Câmara de Vereadores) ocorreram relatos de práticas pedagógicas.

Em sua fala, Marilda destacou o papel social da escola como instituição que tem como finalidade socializar os conhecimentos produzidos pelos homens, a importância do conhecimento científico, do desenvolvimento do psiquismo humano e da capacidade cognitiva.

A professora também reforçou a importância do desenvolvimentismo máximo das potencialidades dos alunos, bem como propor uma educação que não exclua as crianças, nem aquelas que tem deficiência, nem aquelas que sejam de classes sociais diferenciadas. “A gente deve pensar como a sociedade, a escola e o professor podem trabalhar o desenvolvimento pleno em prol da emancipação”, falou.

De acordo o assessor pedagógico da SMED, André da Silva, a Semana Pedagógica foi significativa, tendo em vista que ressaltou também a importância do trabalho dos profissionais para o avanço da qualidade da educação municipal. “Isso pode ser observado pelos 205 relatos de práticas pedagógicas que foram apresentados durante os dois dias, que contemplaram a Educação Infantil, o Ensino Fundamental, a Educação Especial, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação do Campo”.

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