O primeiro espetáculo do ano será Samuel, do grupo curitibano Processo

A Secretaria de Cultura e Turismo de Araucária (SMCT), apresentará neste final de semana, no Teatro da Praça, a peça Samuel, do grupo curitibano de teatro Processo. O espetáculo é inspirado nos estudos que o grupo faz da obra de Samuel Beckett desde 2005, que resultaram no Seminário 100 anos de Beckett, em 2006. A montagem tem direção de Adriano Esturilho, produção de Carolina Maia e conta com a participação de Hugo Mengarelli.

Assim como nos anos anteriores, a Prefeitura de Araucária, através da SMCT, disponibilizará 160 lugares para as escolas interessadas em assistir o espetáculo nos dias 16 e 23 de março.

As apresentações terão início às 20h, o tempo de duração é de aproximadamente 140 minutos e o ingresso é 1kg de alimento não perecível. Para o público em geral, o espetáculo será apresentado nos dias 17,18,24 e 25 de março, às 20h.

Sinopse
A apresentação é dividida em cinco atos. O primeiro, Ato Sem Palavra I, é representado por mímica pelo ator Hermison Nogueira usando uma máscara. O segundo, Ato Sem Palavras II, é representado também em mímica por Andrew Knoll e Hermison Nogueira, também com máscaras. Nesse ato, percussão corporal e sons vocais produzidos pelos próprios atores complementam a sonoplastia Beckett. Trata-se de projeções de conversa via MSN entre dois personagens becketianos.

Hugo Mengarelli participa, junto com Simon Slompo, do Fragmento Radiofônico I. Este quinto e último ato trata da gravação radiofônica da peça, finalizando as três representações que Esturilho quis mostrar no espetáculo – as imagens sem palavras, as palavras sem imagens e a palavra escrita incorporando elementos contemporâneos com tecnologia que não existiam quando Beckett escreveu sua obra.

Além de ser parte do espetáculo, Fragmento Radiofônico será transmitido pela Rádio Universitária do Paraná e terá 400 CDs distribuídos gratuitamente para bibliotecas públicas, universidades e centros culturais. A intenção de Esturilho é que o público se reúna para ouvir a peça, mantendo assim a intenção original de Beckett, que era evitar a adaptação de sua obra radiofônica para o palco.

Serviço:
Espetáculo Samuel, nos dias 17, 18, 24 e 25 de março, às 20h, no Teatro da Praça. O ingresso é 1 kg de alimento não perecível.

VEJA TAMBÉM

Compartilhe