Na próxima segunda-feira, dia 2, a Prefeitura de Araucária dará início a uma mega Campanha de Vacinação de Eqüinos contra raiva, encefalomielite e tétano. Serão cinco dias de vacinação em que a equipe de veterinária da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento pretende imunizar 700 eqüinos. Para atingir todos os animais, serão montados 45 postos de vacinação, distribuídos em vários pontos da cidade.

“É difícil para a prefeitura percorrer todas as propriedades rurais do município para aplicar a vacina, por isso a população deve ficar atenta aos pontos de vacinação e levar os animais para serem imunizados, pois não podemos correr o risco de ter mais casos de raiva em eqüinos”, explica o secretário de Agricultura de Araucária, João Batista Marinho.

A vacinação é fundamental para evitar a transmissão de doenças entre animais e até na própria população, como é o caso da raiva. “Trata-se de uma zoonose, por isso é transmissível ao ser humano e não tem cura, levando o infectado à morte. Desde março deste ano foram confirmados cinco focos de raiva em eqüinos e bovinos no município, por isso todos os animais devem ser vacinados”, alerta a médica veterinária da SMAG, Marina Valentini Gayer.

Bovinos
Nos postos de vacinação que serão montados na próxima semana, só serão imunizados eqüinos. Por isso vale lembrar que a Campanha de Vacinação de Bovinos contra a raiva continua.

Os proprietários de bovinos podem buscar a vacina na sede da SMAG gratuitamente, basta levar isopor e gelo.

É importante salientar que todos os animais devem ser obrigatoriamente vacinados contra raiva anualmente. Os animais que forem vacinados pela primeira vez deverão receber dose de reforço 30 dias após a primeira aplicação. Mais informações podem ser obtidas pelo fone 3901-5084.

VEJA TAMBÉM

Compartilhe