Três pediram o registro de suas candidaturas a prefeito

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Olizandro (PMDB), Zezé (PSDB) e Rosane (PV) estão no aguardo do edital de homologação ou impugnação dos candidatos

Desde domingo, dia 6, os candidatos a prefeito, vice e vereador já estão liberados pela Justiça Eleitoral para fazer campanha. O último prazo para que os candidatos pedissem o registro de suas candidaturas foi o sábado, dia 5. Foi nesta data que pediram o registro os três candidatos a prefeito: Albanor José Ferreira Gomes (PSDB), Olizandro José Ferreira (PMDB) e Rosane Ferreira (PV).

Os três estão no aguardo agora da homologação, ou não, de suas candidaturas. O caso mais complicado é o do ex-prefeito Albanor, que poderá ter seu registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral de Araucária. Zezé, como se sabe, até o momento, está inelegível por ser sócio da antiga Mega Cred, empresa que faliu no início desta década.

Olizandro também tem problemas com o Tribunal de Contas do Paraná (TCE), que questiona alguns dos atos tomados por ele quando era presidente da Câmara de Vereadores, em 2000. Os pontos questionados pelo TCE até poderiam gerar alguma dor-de-cabeça para a candidatura do prefeito, porém seus advogados conseguiram na Vara Cível de Araucária uma decisão favorável a ele. Nela, o juíz Evandro Portugal suspende os efeitos de um acórdão do Tribunal de Contas, o que permite que o prefeito seja candidato sem ser questionado.

Por sua vez, a candidatura de Rosane também pode ser questionada. No entanto, neste caso, o problema não é ela e sim o seu vice, Luis Coimbra. Acontece que ele pertence ao DEM, partido que coligou com o PV. A questão é que o Diretório Nacional do Democratas dissolveu o diretório local do partido.

O motivo seria justamente a coligação com os verdes. A dúvida agora é saber até que ponto a união entre PV e DEM será mantida. O diretório local garante que irá recorrer da decisão da executiva nacional e que não abre mão da coligação com o partido de Rosane.

Simultaneamente a todas essas brigas e questionamentos jurídicos que acontecem nos bastidores, o período de caça ao voto está aberto. Vamos esperar pra ver o que acontece.

Compartilhar
PUBLICIDADE