Araucária PR, , 18°C

Ingressos antecipados estão à venda em cinco pontos da cidade

A prefeitura de Araucária já definiu os últimos detalhes da 26ª Festa do Pêssego, que acontecerá de 6 a 9 de novembro de 2007, no Parque Cachoeira. Mais uma vez o tradicional evento que beneficia os fruticultores do município terá quatro dias de duração, com abertura oficial na quinta-feira, dia 6, às 18 horas.

A expectativa da prefeitura é de realizar uma grande festa neste ano. “Estamos contentes com a excelente safra de pêssego e preparamos um evento maior e com todo o cuidado para garantir a diversão e a segurança das famílias araucarienses e de outras cidades do estado que vêm nos prestigiar”, convida o prefeito de Araucária, Olizandro Ferreira.

Hoje Araucária é um município de contrastes, pois apesar de ser o segundo maior pólo industrial do estado, tem cerca de 80% de seu território voltado para atividades rurais. O município soma 150 produtores de pêssego, responsáveis por 150 hectares de pomares da fruta.

A safra estimada para este ano é de 1300 toneladas de pêssego das variedades Chimarrita, Coral, Ouro, São Pedro, Texano, Diamante e Douradão. Além disso, Araucária também produz outras frutas de caroço, como nectarina e ameixas das variedades Irati, Reubenel e Polirosa.

Para a Festa do Pêssego a perspectiva de vendas é favorável ao agricultor, que terá um espaço para escoar a safra de 2007. “Nossa previsão é de que sejam comercializadas em torno de 70 toneladas de pêssego, ameixa e nectarina. É a oportunidade ideal de vendas para os pequenos fruticultores de Araucária”, destaca o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, João Batista Marinho.

Serão 25 produtores comercializando pêssegos do tipo Chimarrita, Coral, Ouro e São Pedro, além de nectarina e ameixas da variedade Irati e Reubenel. Além do pêssego in natura, os consumidores poderão comprar os derivados da fruta na Feira da Agroin-dústria, como pessegada, geléia, torta, suco, sorvete e licor. Nesse pavilhão, os visitantes também poderão conferir o Leilão dos Pêssegos Premiados, que estarão expostos ao público da Festa.

Segurança
Para garantir a segurança dos visitantes, a festa contará com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Juizado de Menores, Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros (Siate), Guarda Municipal, além de mais 80 vigilantes contratados, de uma empresa regularizada.

Além disso, haverá detectores de metais manuais e cabine na portaria da festa, 10 câmeras de vigilância, uma UTI móvel e todo o Parque Cachoeira será cercado por tapumes de zinco para não permitir que pessoas entrem sem passar pela portaria. A prefeitura também fez seguro da festa e um projeto de segurança com a definição de saídas de emergência, colocação de extintores e normas para o Parque de Diversões.

Grandes shows
Como já se tornaram uma tradição na Festa, os shows nacionais atraem uma média de 150 mil visitantes todos os anos e são uma atração à parte. Na quinta-feira, dia 6, a banda Tihuana, com destaque para o sucesso Tropa de Elite, abrirá a temporada dos grandes shows da Festa do Pêssego. O grupo Tradição agitará o público de sexta-feira, dia 7. No sábado, dia 8, a dupla Guilherme e Santiago subirá ao palco principal para interpretar seus sucessos sertanejos. Para encerrar em grande estilo a programação da 26ª Festa do Pêssego, no domingo, dia 9, o cantor Daniel levará uma multidão de fãs ao delírio com o romantismo de suas canções. Todos os shows principais terão início às 22 horas.

A Feira Gastronômica é outro grande destaque da Festa do Pêssego, com 36 barracas de comidas típicas de diversos estados brasileiros e até de outros países. O visitante também poderá conferir as 15 barracas da Feira do Artesanato.

Haverá Feira do Comércio, com expositores locais representantes de diversos setores, no Ginásio de Esportes Joval de Paula Souza. Para as crianças haverá camarim de pintura, cama elástica, piscina de bolinhas e parque de diversões.

Leia outras notícias