Além do Itália, sete equipes também foram desclassificadas
Depois de conquistar o título de campeão da Primeirona 2012, o União Itália estava pronto para representar Araucária em uma das competições mais importantes do futebol amador da região: a Taça Paraná. No entanto, ele e outros sete times descobriram na última semana que não estão aptos para isso e, assim, estão desclassificados antes mesmo de ter o gostinho de entrar em campo.
De acordo com Idu Blaszczak, diretor da SMEL, isso aconteceu devido ao descumprimento do estatuto da Federação Paranaense de Futebol. “A Liga Desportiva de Araucária não realizou a Competição Juvenil no ano passado por falta de estrutura financeira. Por isso, optamos somente pela Primeira e Segunda Divisão”, conta.
Sem o campeonato da categoria de base, Araucária precisou dar adeus à Taça Paraná. No entanto, não foi somente a cidade-símbolo do estado que ficou de fora. Os times Laranja Mecânica, Bandeirantes, Baixada, América, Madeirit, Assemug e União Operário acompanharam o União Itália na desclassificação.
Preparo
Segundo Nenê, diretor do Itália, a responsabilidade de realizar o campeonato juvenil é da Liga e, se ela tivesse feito o campeonato, seu time estaria pronto para marcar presença. “Nós participamos em 2011 e nosso time também estava montado para o campeonato do ano passado, mas essa foi uma falha da Liga que nós, assim como as demais equipes, temos que ajudar a organizar daqui pra frente. Afinal, é uma regra da Federação e, se não estivermos de acordo com ela, alguém sempre vai ter que pagar o pato”, afirma.
Além de ser importante para que Araucária se enquadre no estatuto da Federação, Nenê garante que o campeonato juvenil é importantíssimo para o crescimento do futebol na cidade. “Ter uma categoria de base é sinal de que estamos revelando novos jogadores”, garante.
Por isso, Idu já aproveita para informar os times da Primeirona que, em 2013, a situação será diferente. “Vamos chamar todos os times da 1ª Divisão, mas só vai participar do campeonato aqueles que têm time para o Campeonato Juvenil”, informa.
Enquanto isso, a população pode acompanhar os jogos da Taça Paraná a partir do dia 7 de abril. As partidas devem acontecer sempre aos domingos, às 16h.
E o técnico do União Itália?
Desde a segunda quinzena de janeiro, o União Itália sofre com a falta de um técnico, já que Idelvan Teixeira havia abandonado a equipe devido à falta de infraestrutura adequada no time. A situação foi resolvida este mês, quando Joel Padilha passou a liderar a equipe na preparação para a Taça Paraná e Idelvan aceitou organizar a documentação do grupo para o torneio.
No entanto, com a desclassificação do time, o antigo técnico afirma que chegou a hora de se afastar, definitivamente, do grupo. “Já tem uns três ou quatro times que me convidaram para ajudá-los, mas ainda vou decidir o que fazer”, informa. Mesmo assim, o União Itália ainda possui esperança de ter Idelvan na equipe. “Nossa vontade é que ele continue com a gente na Primeirona deste ano”, finaliza o presidente Nenê.
O time ainda espera que Idelvan o acompanhe na Primeira Divisão