UPA não está fazendo exames de Raio-X
Prefeitura informou que já está tomando as providências para resolver o problema

A moradora do Manoel Bandeira, Aura Genir, 62 anos, estava há algumas semanas com um exame de Raio-X agendado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), no Costeira, para averiguar problemas nos rins. No dia agendado, segunda-feira, 27, acordou as 6h da manhã, após ter feito jejum de 12 horas, chegou a unidade e foi informada que não poderia realizar o exame, pois o equipamento estava estragado.

O filho da paciente, Leandro da Silva Marcondes, veio até a redação do Jornal O Popular para relatar o ocorrido e reclamar da situação. “Isso é um descaso com as pessoas. Temos a sensação de que em Araucária nada funciona. Sabemos que máquinas podem estragar a qualquer momento, mas o mínimo que poderiam ter feito é avisar os usuários para que não tivessem feito jejum, acordado cedo, saído de suas casas. E o pior de tudo é que chegaram na UPA e ainda tiveram que esperar um tempão para serem informados que não seriam atendidos”, reclamou.

De acordo com nota enviada pela assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal, a UPA estava com o sistema de fibra ótica inoperante desde o dia 20 de janeiro, devido a um roubo de cabos no Costeira, os quais faziam a transmissão de dados na região. Informaram ainda que a fibra ótica já foi reposta e voltou a funcionar normalmente, mas que com a interrupção do sinal, um “switch”, equipamento que direciona os dados, queimou após o ato de vandalismo.

Ainda segundo a nota, a Secretaria de Saúde afirma que a peça deverá ser reposta em breve. Por enquanto somente os exames urgentes de raio-x estão sendo realizados no NIS. Os exames agendados estão sendo cancelados temporariamente e serão remarcados.