Nem só de críticas vive o sistema público de saúde. A leitora Maria Aparecida, por exemplo, enviou uma carta para a redação do Jornal O Popular e fez questão de destacar o bom atendimento prestado pelo NIS. Apesar de reconhecer que a unidade médica tem sérios problemas, ela enalteceu o atendimento que a equipe do pronto atendimento prestou ao seu pai, José Bessa da Silva, 67 anos.
Na carta, Maria relatou o drama que viveu no dia 23 de maio. “Por volta das 19h30 levei meu pai para consultar no NIS. Ela estava com tosse, dor no peito e febre de 39 graus. Pensei que fosse apenas uma gripe, pois ele tem 67 anos e nunca tinha ficado doente, tem boa saúde, não toma nada de remédios e raramente vai ao médico. O NIS estava cheio de pacientes, porém, na avaliação da enfermagem, meu pai teve prioridade e foi atendido em 20 minutos. Em seguida já foi encaminhado para o setor de observação para fazer um eletrocardiograma, RX de tórax, exames laboratoriais e medicação”, relatou Maria na carta.
Ainda de acordo com ela, o pai teve uma parada cardíaca e a equipe da enfermagem prontamente realizou todos os procedimentos para reanimá-lo, como entubação (respirar por aparelhos) e cardioversão (choque) e em 40 minutos seu quadro se estabilizou.
“Em uma hora ele foi removido com a UTI móvel para a unidade coronariana do Hospital Nossa Senhora do Rocio (Campo Largo), onde permaneceu por 18 dias internado; após este período, foi transferido para o Hospital Cruz Vermelha (Curitiba), onde fez um cateterismo e uma angioplastia e ficou internado por mais 4 dias. Recebeu alta no dia 15 de maio e já está em casa, sem qualquer sequela”, completou.
Diante disso, Maria decidiu agradecer publicamente pelo atendimento prestado por todos os funcionários do NIS, que, segundo ela, se dedicaram e não mediram esforços para salvar a vida do Seu José. “Foi graças a este atendimento rápido e eficiente que hoje meu pai está vivo. Quero agradecer, porque a gente só dá valor a estes profissionais quando sentimos na pele o que é estar doente de verdade e estar literalmente nas mãos deles. Reconheço que muitas vezes reclamei que o atendimento no NIS é demorado, mas o atendimento de emergência foi essencial. Abaixo de Deus, meus agradecimentos sinceros a todos os profissionais do NIS”, encerrou a carta.