Diversas funcionárias da empresa terceirizada Nova Geração, responsável pelos serviços de limpeza em escolas, cmeis, postos de saúde e outros setores da Prefeitura de Araucária, entraram em contato com nossa redação esta semana para reclamar do atraso no pagamento do vale-alimentação.
De acordo com elas, o benefício era para ter sido pago no dia 18. "A gente ganha pouco, o 'contadinho' pra pagar as contas, então o vale-alimentação é o que a gente tem pra fazer o pedido do mês, e, se eles atrasam, a coisa fica feia pra nós", lamentou uma funcionária sob a condição de que não revelássemos seu nome.
Outra funcionária da terceirizada relatou que ela e algumas amigas entraram em contato com a empresa, que alega que o vale não havia sido pago porque a Prefeitura não repassou o dinheiro.
Sobre o assunto, a Nova Geração garante que o vale-alimentação foi pago na quarta-feira, dia 24, e que o atraso foi motivado por problemas no repasse que a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) teria que ter feito no dia 10 deste mês, mas que só foi efetivamente pago no dia 23, ou seja, terça-feira.
No portal da transparência da Prefeitura de Araucária consta a informação de que foram emitidos em favor da Nova Geração dez empenhos no dia 2 de agosto; somados eles totalizam R$ 2.732.792,52. A data do empenho, entretanto, não significa que tal valor foi repassado naquele dia mesmo para a empresa.
Material de limpeza
Também nos últimos dias, O Popular recebeu ligações de coordenadores de centros de saúde e diretores de escola reclamando que a Nova Geração não estaria enviando material de limpeza em quantidade suficiente para os postos de trabalho. Eles ainda argumentaram que têm repassado a situação para o comando de suas secretarias, que nada têm feito para resolver o problema.
Sobre isto, a Nova Geração argumentou que o contrato com a Prefeitura prevê que a empresa deve fornecer material de limpeza em quantidade suficiente para realização do trabalho das serventes. O problema, entretanto, segundo a terceirizada, é que a falta de clareza na especificação do contrato acaba gerando subjetividade no que seria "suficiente", vez que dependendo da profissional ela pode usar mais ou menos produtos para limpar uma escola, por exemplo.
Questionada sobre o atraso nos repasses à Nova Geração, a Prefeitura garantiu que sempre honrou seus compromissos com a empresa; a exceção foi o mês de julho, quando parte do pagamento foi feito com atraso. "No mês de julho, excepcionalmente, um problema de empenho de nota fiscal atrasou por alguns dias o pagamento de parte do valor devido à empresa Nova Geração. A Prefeitura esclarece que efetuou, dentro do prazo, o pagamento de 80% da importância devida à empresa. O problema que levou ao atraso foi corrigido assim que foi detectado e, no dia 23, o valor de 20% que estava em aberto foi pago à Nova Geração, ficando, assim, a Prefeitura de Araucária em dia com os seus pagamentos", garantiram.