Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
O empresário Jair Matiello pesquisou tudo sobre o Pit Smoker, e trouxe a novidade para Araucária. Foto: Marco Charneski

O churrasco sempre esteve entre as paixões dos brasileiros. E quem aprecia mesmo o prato, está sempre antenado com as diferentes tendências gastronômicas que envolvem o seu preparo. E uma das novidades que tem caído no gosto dos apreciadores de uma boa carne é a técnica de defumação que adiciona sabores aromas e textura diferenciada aos cortes, através de uma churrasqueira Pit Smoker. O empresário Jair Matiello, proprietário da Primatiello, trouxe para Araucária essa técnica, inspirada no sistema norte-americano, e explica como funciona o processo e seu resultado final. “A Primatiello se reinventou, quis fazer diferente, porque seguir o que os outros já estavam fazendo não é o caminho. Essa técnica é extremamente interessante, porque promove a quebra das fibras da carne, tornando-a bem mais macia, e a defumação adiciona o sabor da lenha, que normalmente vem de árvores frutíferas como a macieira, guamirim e pitangueira. As peças ficam em contato direto com a fumaça, que atua como tempero. A carne cozinha por horas e sai tão macia, que se desprende do osso”, explica.

O Pit Smoker da Primatiello está chamando a atenção dos clientes, não só pelo visual, mas pelo delicioso resultado. Entre os que já provaram o churrasco feito com essa nova técnica, os elogios são unânimes. “Há 17 anos em Araucária, a adega Primatiello é pioneira quando se fala em bons vinhos e um excelente churrasco, que relembra a tradição gaúcha. E sempre inovando, trouxe mais essa novidade, o Pit Smoker. A gente entende de carne. O nosso mestre churrasqueiro Willian Lima conhece bem os temperos, fez cursos, sabe como assar um churrasco, até chegar ao ponto ideal. Ele conhece as técnicas de defumação. Não é qualquer um que faz isso com conhecimento e prática”, comenta Jair.

Antes de confeccionar a nova churrasqueira, o empresário Jair Matiello fez uma ampla pesquisa, estudou bastante para que o novo projeto desse certo. “Foi todo personalizado conforme a gente pensou. E levou tempo até ganhar forma. Na verdade, a ideia de fazer um churrasco assim não surgiu somente por causa da pandemia, a crise só nos impulsionou. Nosso foco é estar sempre mudando e inovando. Quando abrimos a Primatiello, por exemplo, trouxemos a costela a fogo de chão e show ao vivo e de lá para cá, não nos acomodamos, estamos sempre em busca de novidades”, destacou.

Segundo Jair, a Adega é a única que possui o Pit Smoker. “A ideia e fabricação veio da nossa família. Todos ajudaram e apoiaram o processo. Não foi fácil tornar esse projeto realidade, porque tem toda uma documentação que é exigida, foi difícil encontrar os projetos, compramos alguns, corremos atrás. Alguns segredos tivemos que desvendar para fazer tudo funcionar”, pontuou o empresário.

Nesse primeiro momento o churrasco no bom estilo norte-americano só está sendo preparado pela Primatiello aos sábados e domingos, mas a proposta futura, quando a pandemia passar, é também levar o Pit Smoke para eventos. “Muita gente que vem de outros lugares comprar almoço aqui na Primatiello aos domingos preferia frango, porque a carne vermelha geralmente é mais dura em outras formas de assar. Não é porque a pessoa não gosta de carne, é porque de fato o sistema de assar que encontram por aí é diferente do nosso. A nossa carne chega a desmontar. O tempero também é muito importante, usamos o ‘hibe’ americano”, elucida.

A churrasqueira, de fabricação própria, assa um churrasco no verdadeiro estilo norte americano. Foto: divulgação

Cardápio

Durante a semana a Adega Primatiello vende vinhos de fabricação própria e importados, sucos de uva, pratos de alcatra com polenta, torresmo em rolo, costeletas ao molho BBQ, que também são preparados aos domingos no Pit Smoker. A casa atende com reservas pelo whatsapp business (41) 3552-1832, no delivery e drive thru, de terça a sábado, das 19h às 23h (horário do decreto), com reserva, e sábado e domingo, das 11h às 14h. “Temos almoço completo no domingo, com maionese e risoto, com receita própria. Faz quatro anos que a gente faz entrega de almoço, e a procura sempre foi ótima. Tanto no sábado quanto no domingo, também fazendo entrega de vinhos”, destacou Jair.

Serviço

A Adega Primatiello fica na rua Papa João XXIII, 379 – bairro Sabiá. Fone/whatsapp de contato: (41) 3552-1832.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1255 – 01/04/2021

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM