Visitas internacionais na área rural
Na Chácara São Pedro é possível aproveitar as delícias de um apetitoso café rural

Brasileiros, portugueses, norte-americanos e polo neses. Essas foram algumas das nacionalidades que passaram pelos “Caminhos de Guajuvira” em 2011. No total, foram 2.744 visitantes que conheceram, no ano passado, os dez passeios existentes na rota do Turismo Rural de Araucária.

O passeio é promovido semanalmente pelo Centro de Informações Turísticas (CIT) e tem duração de cinco horas. Para aproveitar, a assessora de Turismo Ana Paula Czaikowski garante que é bem simples. Segundo ela, o usuário só precisa entrar em contato com o Centro durante a semana e acertar o valor de R$ 5,00 cobrados pela passagem. Depois disso, ele já têm sua vaga garantida no ônibus, que sai do Centro de Informações todos os sábados, às 13h30.

Durante o passeio, o visitante pode aproveitar para fotografar, saborear e curtir uma aventura diferente daquelas proporcionadas pela vida urbana. “Muitos adultos que fazem o passeio voltam às suas origens e relembram seus tempos de criança”, conta Ana Paula. Além dos grandes, a assessora afirma que os pequenos também passam por uma experiência nova e aprendem muito. “As crianças não têm muito contato com a natureza, então elas aproveitam para descobrir como é a vida do homem no campo”, afirma. Além disso, a assessora comenta que todos os visitantes encontram produtos interessantes a preços muito convidativos, já que tudo pode ser adquirido diretamente do produtor.
 

Visitas internacionais na área rural

Horto Florestal de Guajuvira fornece mudas de espécies nativas 

Passeio
Um dos dez locais presentes na rota do passeio é o Horto Florestal Municipal de Guajuvira. Criado em 1979 pela Prefeitura do Município de Araucária, ele fornece mudas de espécies nativas para a população e para a reposição de florestas. Além dele, os visitantes conhecem várias chácaras como a Silvestre Waenga e a São Pedro. Na primeira, o usuário passa momentos agradáveis entre as flores e ainda pode colher pêssegos. Já na segunda, é possível saborear um delicioso café rural, que, de acordo com a assessora, sempre satisfaz. “As pessoas gostam bastante do café rural, mas cada propriedade tem um atrativo específico e comercializa um tipo de produto”, afirma. O café rural é pago no momento em que o usuário agenda seu passeio.

Na rota ainda é possível conhecer a Casa do Artesanato, o Museu Tingui-Cuera, o Comercial Iguaçu, o Centro Histórico de Guajuvira, a Igreja Senhor Bom Jesus e a Chácara Santa Rita.

O ônibus que faz o passeio todas as semanas tem capacidade para 55 pessoas, mas não é obrigatório realizar o trajeto com ele. De acordo com a assessora, também é possível conhecer os “Caminhos de Guajuvira” em outro dia da semana com o próprio carro ou com um ônibus fretado. “Basta falar com a gente”, aponta.

O Centro de Informações turísticas está localizado na Avenida Victor de Amaral, 1815. Além de ir direto ao local também é possível ligar para o telefone 3901-5214 ou enviar um e-mail para cit@araucaria.pr.gov.br. O CIT funciona de segunda a sábado das 8h às 18h e nos domingos e feriados das 10h às 17h. Vale lembrar que, a partir de fevereiro, o Centro estará atendendo na Avenida Victor do Amaral, 352.

Visitas internacionais na área rural
Chácara Silvestre Waenga oferece belos momentos entre as flores