Ela é uma das professoras cadastradas pelo Estado no Programa Paraná Alfabetizado

A enfermeira aposentada de Araucária, Ione Maria Vieira, 51 anos, é uma das voluntárias do Programa Paraná Alfabetizado, uma ação do Governo do Estado que está atendendo a população paranaense não alfabetizada através de turmas de alfabetização nas proximidades do local de moradia e/ou trabalho.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação, através do Departamento de Educação de Jovens e Adultos e é desenvolvida em parceria com o MEC/SECAD/Programa Brasil Alfabetizado, com o apoio de prefeituras municipais e demais organizações governamentais e da sociedade civil.

Três vezes por semana Ione vai comandar uma turma de alunos nas dependências da Escola Municipal Maria Aparecida Saliba Torres, no bairro Santa Eulália, a partir do dia 4 de junho. “Ontem, dia 21, começamos a fazer as inscrições dos interessados. Para reforçar a importância desse trabalho, pela manhã faço visitas nas casas e à tarde fico na escola para receber os cadastros”, comenta Ione.

Importância
A diretora auxiliar da escola, Olívia Maria Lima Pereira, disse que o trabalho que a Ione vai prestar é muito importante porque dá a oportunidade de avaliar o nível de apropriação da linguagem escrita dos alfabetizandos. “Isso possibilita orientações e encaminhamentos para a continuidade de sua escolarização”, acrescenta.

Este não será o primeiro trabalho voluntário da Ione. Ela já deu aulas de alfabetização no Posto de Saúde do Costeira por cerca de três anos e na Igreja Adventista do Sétimo Dia. “Os voluntários desse programa não têm vínculo empregatício, apenas recebem uma bolsa auxílio de R$ 260,00 por mês. Mesmo assim, o trabalho é gratificante, pois você acaba ajudando outras pessoas a aprender a ler e a escrever”, conclui.

VEJA TAMBÉM

A ética dos propagadores de fake news

O título desta crônica é provocativo, pois vivemos num tempo onde cada um é induzido a acreditar na sua fake news de preferência através da

Casa Bem Acabada

Iéste negócio da gente se meter a rabequista das véis dando o maior dos problema!! Sobrinha Roseli se achegando com cara cheia de felicidade contanto

Compartilhe