Para fortalecer seu nome, Alex tem se aproximado até de Rossoni
No próximo dia 24 de março, o ex-prefeito Albanor José Ferreira Gomes (PSDB) deve dar mais um passo rumo a aposentadoria política. Depois de perder nas urnas a eleição majoritária de 2012 e ter o registro de candidatura cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele também deixará o comando de seu partido. No entanto, ao contrário das derrotas eleitorais e judiciais ocorridas no ano passado, a passagem de bastão partidária se dará de forma consensual.
Quem assumirá o comando do PSDB local será o vereador Alex Nogueira. Isto, claro, se nenhum fato novo ocorrer até o dia da convenção do partido, marcada para o dia 24 de março na Câmara de Vereadores, a partir das 14h. As conversas para que a transição aconteça sem rupturas dentro do partido já vem acontecendo há algumas semanas e devem ser apenas ratificadas no encontro do fim do mês.
A programação para o dia da convenção prevê que entre as 14 e 17 horas seja feita a votação para escolha dos integrantes do diretório municipal do partido, composto de 45 titulares e 15 suplentes. Terminada esta fase, os eleitos para o diretório se reúnem e escolhem o presidente da executiva municipal, da qual fazem parte sete membros titulares e sete suplentes. A articulação interna que os caciques do da sigla vem fazendo prevê que apenas uma chapa se candidate tanto para o diretório quanto para a executiva. Esta segunda será encabeçada por Alex e terá o outro vereador do partido, Paulo Horácio ocupando o posto de líder da bancada na Câmara. Ainda não estaria definido se Zezé fica com algum cargo na executiva como forma de demonstrar que ele ainda tem algum prestígio na legenda. Discute-se também a hipótese de que ele seja o presidente de honra do PSDB municipal, outro cargo decorativo.
Articulações
Segundo apurou O Popular, a troca no comando do PSDB tem como intuito tentar dar cara nova ao partido e, consequentemente, prepará-lo para as próximas eleições municipais. Nesse ínterim, o grupo tentará viabilizar uma candidatura majoritária encabeçada por Alex Nogueira, que estaria bastante entusiasmado com a possibilidade de ser ungido com posto de herdeiro político de Albanor e, quem sabe, ser candidato a prefeito em 2016. Foi já pensando neste objetivo, diga-se de passagem, que Alex propôs recentemente na Câmara uma Moção de Aplausos para o deputado estadual Valdir Rossoni (PSDB), outro tucano de bico duro no cenário estadual. O vereador quer se aproximar de Rossoni, de modo a fortalecer seu nome no PSDB do Estado. Para tanto, estaria disposto até a apoiar de corpo e alma uma possível candidatura do deputado ao Senado nas eleições do ano que vem. Outra possibilidade, é que o próprio Alex dispute uma vaga na Assembleia Legislativa em 2014. Inicialmente, ele não estaria trabalhando com a possibilidade de se eleger e sim de cacifar seu nome para o pleito municipal de 2016.