A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) tem desempenhado um papel estratégico no desenvolvimento de Araucária, cidade que celebra mais um aniversário com destaque para sua vocação industrial e crescimento econômico. Além de operar o mais moderno complexo siderúrgico a frio do grupo, a empresa investe em projetos sociais que beneficiam a comunidade local.
Com mais de 700 trabalhadores, a unidade da CSN em Araucária produz anualmente mais de 1,3 milhão de toneladas de aço laminado, gerando uma receita superior a R$ 3,5 bilhões. Os aços pré-pintados e galvalume fabricados na planta abastecem setores como construção civil, linha branca e indústria automotiva. Paralelamente ao impacto econômico, a empresa tem apostado na sustentabilidade, com destaque para um projeto de descarbonização que prevê a implementação de uma unidade de produção de hidrogênio verde.
Para além da indústria, a CSN atua na formação de jovens em situação de vulnerabilidade por meio da Fundação CSN. Há 17 anos, o projeto Garoto Cidadão atende 250 crianças e adolescentes, oferecendo atividades culturais e educacionais.
Em 2024, a Orquestra do Garoto Cidadão se apresentou no Museu Oscar Niemeyer e na Ópera de Arame, enquanto o grupo Tambores de Aço levou música e cultura para diversos pontos da cidade.
![135 anos: CSN impulsiona desenvolvimento social e econômico em Araucária 135 anos: CSN impulsiona desenvolvimento social e econômico em Araucária](https://opopularpr.com.br/wp-content/uploads/2025/02/foto-3-f01332de-scaled.webp)
Os reflexos do projeto vão além da cultura. Exemplo disso são Helena, aprovada em Música na Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Maria Eduarda, estudante de Dança na Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Para facilitar a inserção profissional, a CSN também promove o programa Mentoria Cidadã, que já beneficiou 28 jovens, com 75% deles conquistando vagas de Jovem Aprendiz na empresa.
“A CSN tem um compromisso com o desenvolvimento de Araucária, não só como polo industrial, mas também no apoio da comunidade”, destaca Vinicius Sant’Ana Pinto, gerente geral de operações da CSN Paraná. Ele acrescenta: “Acreditamos que a transformação acontece quando unimos inovação e responsabilidade social. Projetos como o Garoto Cidadão e o Mentoria Cidadã são exemplos claros de como podemos contribuir para a educação e inclusão profissional dos jovens da cidade”.
Com apoio da Prefeitura de Araucária, por meio das secretarias de Assistência Social e Cultura, os projetos Garoto Cidadão e Mentoria Cidadã reforçam o papel da empresa como agente de transformação social. No aniversário da cidade, a CSN reafirma seu compromisso com inovação, sustentabilidade e desenvolvimento humano, consolidando seu impacto para além da produção de aço.
Edição Especial – Aniversário de Araucária: 135 anos.