Gumercindo já preparou sua magrela e pretende partir no próximo sábado, da Praça da Matriz
Montanhas, serras e muito verde. O trajeto entre Araucária, no Paraná, até a cidade de Rolador, no Rio Grande do Sul, é rico nas mais diversas paisagens naturais, e o artista aposentado Gumercindo Fernandes Rosa, 76 anos, está disposto a conhecer tudo isso, pedalando. Isso mesmo! No próximo sábado, dia 21, às 8 horas, ele se despedirá dos amigos na Praça da Matriz e pegará a estrada, segundo ele, sem pressa para chegar.
Serão 847 quilômetros que Gumercindo terá que percorrer até chegar ao seu destino e reencontrar um velho amigo, que conheceu há cerca de 30 anos e que não vê a um bom tempo. “Este é um sonho antigo e decidi me aventurar, apenas com mochilas nas costas. Quero reviver a história que era contada pelos nossos avós, nossos pais, que faziam viagens muito mais longas que esta que farei, com meios de transporte bem mais precários”, conta o aposentado.
Vida light
Gumercindo se acha preparado fisicamente, uma vez que participa com frequência de vários programas no município. “Faço teatro, aulas de coral e teclado, participo do Circo do Pirulito, sou contador de histórias, toco na Banda Municipal e também participo das terapias de grupo da Prefeitura. Não gosto de ficar parado”, conta.
Ele calcula que a viagem possa durar mais de um mês, mas isso não o preocupa, pois pretende parar em vários locais e nunca ir além de suas condições físicas. “O importante é chegar lá carregado de saudades e de muitas histórias pra contar”, diz.