Por falta de regularização nos cadastros, a prefeitura de Araucária informa que ainda neste mês de fevereiro cerca de 90 beneficiários do programa Renda Cidadã deverão ser excluídos do programa. Portanto, quem recebe este auxílio no valor de R$ 100 por mês e está com problemas no cadastro deve procurar a assistente social do bairro o mais rápido possível para evitar esta exclusão.
De acordo com informações da assessoria de comunicação da prefeitura, as assistentes sociais do município realizam periodicamente avaliações sociais dos inscritos para verificar se o benefício deve ser mantido ou não. Em média, a cada mês, 15 pessoas deixam de receber o auxílio por não se enquadrarem mais nas exigências. Em dezembro de 2013 houve um aumento na lista dos usuários bloqueados.
O Renda Cidadã possui alguns critérios para inscrição e manutenção do recebimento do benefício e é destinado para famílias e/ou indivíduos em condições de vulnerabilidade social. O objetivo é ajudar a família a superar a situação em que se encontra, sendo um benefício temporário e não permanente. A partir do momento que o beneficiário não se enquadre mais nos requisitos ou não cumpra com os critérios para permanência no programa, o auxílio pode ser bloqueado e posteriormente cancelado.
Os critérios para participação do programa são: participar das reuniões mensais; apresentar matrícula e frequência escolar das crianças e/ou adolescentes; estar em dia com a carteira de vacinação das crianças; participar, de acordo com a necessidade familiar, das atividades socioeducativas e/ou de geração de renda oferecidas pelos CRAS, assim como de cursos profissionalizantes e atividades que propiciem a superação da questão social apresentada.