Não bastasse o transtorno que os moradores da Rua José Wsoek, no bairro Tindiquera, estão tendo que enfrentar devido à grande movimentação de veículos das empresas terceirizadas da Fafen, que estariam usando a própria via como estacionamento, eles agora sofrem com a questão da baderna, som alto e muito lixo jogado em frente às casas. A via dá acesso à Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Araucária e esse fluxo intenso de veículos e de pessoas vem ocorrendo devido à parada de manutenção da fábrica.

“Sabemos que é uma situação temporária, mas nós, moradores da rua José Wsoek, estamos desde o começo de março tendo que suportar o som alto e muito lixo jogado no chão. Acredito que as pessoas não sabem o que é uma lixeira ou, mesmo sabendo, não estão nem aí com a questão ambiental. Elas jogam embalagens de marmitas com restos de comida pelo chão, atraindo cachorros e outros animais, além de jogarem embalagens plásticas, copos, garrafas; sendo que poucos metros delas há sempre uma lixeira na porta de alguma casa. Até quando isso vai durar”, reclamou uma moradora.

Diante da situação, os moradores questionam a Petrobras, responsável pela Fafen, a respeito das medidas que são adotadas para evitar este tipo de problemas envolvendo os trabalhadores das empresas terceirizadas. “De que forma a Petrobras orienta essas empresas sobre como deve ser a conduta de seus trabalhadores?”, questiona outra moradora. A respeito desses questionamentos, nossa reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Petrobras, mas até o fechamento desta matéria, não tivemos retorno.

Já a Secretaria de Meio Ambiente informou que não recebeu nenhuma denúncia a respeito da sujeira e orienta que em casos semelhantes, os denunciantes registrem a situação de descarte irregular de lixo por meio do portal atende.net, via processo. Dúvidas sobre como fazer essa denúncia podem ser esclarecias junto à SMMA pelo telefone 3614-7480, que já destaca a importância de anexar fotos e vídeos de flagrante, para que os contraventores sejam responsabilizados.

Ao ser informada da atual situação vivida pelos moradores da Rua José Wsoek, a SMMA realizou a limpeza no local.

Sobre o som alto, moradores devem fazer denúncias pelo telefone 153, no momento em que a situação está acontecendo, para que haja flagrante dos infratores. A GMA atende situações de som muito alto e badernas. Também é possível denunciar pelo telefone 3614-1798 ou pelo aplicativo da GM. “Também é importante que o morador que se sentir incomodado registre um boletim de ocorrência na Delegacia ou faça uma denúncia junto ao Ministério Público”, orienta a GM.

Edição n.º 1467.