Projeto Garoto Cidadão apresenta os resultados

Cerca de 80 crianças que participam do projeto Garoto Cidadão, uma parceria entre a Prefeitura de Araucária e a Fundação CSN, realizaram na sexta-feira, dia 5, uma apresentação no saguão da Prefeitura. Os pequenos músicos pertencem à Casa da Criança Iguatemi e mostraram para o público um concerto da orquestra e coral.
O repertório da orquestra de instrumentos de corda e sopro é composto por músicas folclóricas e também por trilhas de filmes, todas conhecidas dos alunos. A coordenadora interna da Casa da Criança Iguatemi, Marisa Aparecida Pereira Ganzer, explica que o primeiro passo é o aprendizado musical com aulas de canto em coral, e depois as crianças começam a aprender a tocar os instrumentos musicais.
“A partir do momento em que se familiarizam com os instrumentos e fazem a opção por um deles, as crianças passam a receber as aulas específicas com a equipe responsável, ao mesmo tempo em que aprofundam os estudos de teoria musical”, explica Marisa.
Com o tempo, os participantes podem levar os instrumentos para casa nos finais de semana para dedicar-se ainda mais ao estudo. Isso contribui também para que as famílias incentivem ainda mais o aprendizado, já que passam a participar de perto desse processo.
O projeto
Voltado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o Projeto Garoto Cidadão visa à transformação através do teatro, da dança, da música e do circo. De duas a três vezes por semana, as crianças e adolescentes participam de oficinas e atividades, sempre no contra-turno escolar. As atividades culturais, realizadas em oficinas diversas, são complementadas por atividades recreativas, português, matemática, digital, oficinas de “contação” de estórias e formação crítica, que são fatores de desenvolvimento psicossocial.
Engloba o fornecimento de complemento alimentar, cestas básicas para as famílias dos envolvidos, transporte e uniformes para todos os seus participantes, bem como acompanhamento psicológico e de assistentes sociais.
As Casas da Criança do Iguatemi e do Palomar, que fazem parte do projeto, recebem as seguintes atividades: teatro, ritmo, dança, inclusão digital, complementação escolar, leitura, recreação, musicalização e palestras com familiares e profissionais integrantes do projeto.
Nas duas unidades são atendidas cerca de 400 crianças, selecionadas através da Secretaria Municipal de Ação Social.