Associação está apresentando o projeto e convidando o empresariado para fazer parte

Mais um passo para a instalação de uma cooperativa de crédito dentro da Associação Comercial de Araucária – ACIAA foi dado na sextafeira, dia 9. A entidade reuniu, num café da manhã, alguns empresários da cidade para apresentar os benefícios e convidá-los a fazer parte do projeto.

Vinculada à Central das Cooperativas de Crédito do Estado do Paraná – SICOOB, a cooperativa vai funcionar como um banco formal, onde o próprio empresariado fará a movimentação do capital, ao mesmo tempo em que será um dos donos da instituição financeira. “Este foi o segundo café da manhã que a ACIAA promoveu para falar sobre a cooperativa, mas o trabalho de divulgação não pára por aí.

Também estamos fazendo visitas aos empresários, com o intuito de incentivá-los a formar esta cooperativa”, comentou o presidente da associação, Humberto Marineu Filho.

O que é uma cooperativa As cooperativas representam um ideal de organização de atividades socioeconômicas baseadas em valores de ajuda mútua, responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade.

Na tradição dos seus fundadores, os membros das cooperativas acreditam nos valores éticos da honestidade, da transparência, da responsabilidade social e da preocupação pelo seu semelhante.

Pela regulamentação vigente, a composição do quadro social das cooperativas é formada por, no mínimo, 20 pessoas físicas que exerçam a mesma atividade econômica, pertençam à mesma categoria profissional, sejam funcionários de um mesmo grupo econômico ou sejam proprietárias de microempresas de uma mesma atividade social.

Como ocorre nos diversos ramos do cooperativismo, as Côoperativas de Crédito são empresas de propriedade coletiva, democraticamente administradas, que têm como dirigentes pessoas do seu quadro social. Por serem instituições financeiras, atuam através da captação de depósitos e da concessão de financiamentos e empréstimos,
exclusivamente, a seus associados.

VEJA TAMBÉM

Compartilhe