Araucária participou do 2º Simpósio Regional sobre Autismo realizado nos dias 24 e 25 de abril, no Salão de Atos do Parque Barigui, em Curitiba. O evento foi promovido pela Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Rotary Club, Rotaract Água Verde e associações do setor. O objetivo foi reunir técnicos, pessoas com autismo e seus familiares, promovendo a troca de saberes e práticas desenvolvidas atualmente nas áreas educacional, terapêutica e social.

O tema desse ano foi “Uma Nova Dimensão para o Autismo”, e contou com dois palestrantes da Suécia que desenvolvem trabalhos de referência na área: Harald Sturm, neuropsiquiatra infantil, especialista em distúrbios do desenvolvimento e Cláudia Chaves Martins, assistente social e terapeuta familiar comportamental e cognitiva, do Centro de Autismo da Infância e Juventude de Estocolmo.

A professora da rede municipal de Araucária, Jéssica Novôa participou de uma mesa redonda sobre “Educação Inclusiva para o aluno com autismo”, com outros profissionais de Pinhais e Curitiba. “Foi muito importante, pois foi possível comparar a realidade de Araucária com outras cidades e perceber no que podemos avançar, mas, mesmo assim, estamos a frente de muitos municípios.”

Jéssica ainda destacou as iniciativas promovidas pela Prefeitura no atendimento do autismo, em especial, aos Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE’s). Os espaços estão sendo referência para outros municípios. “Profissionais vem até Araucária conhecer o trabalho desenvolvido, e muitos solicitam formação e troca de experiências”, concluiu.

VEJA TAMBÉM

Estudantes: parabéns!

Eu sempre gostei de ir à escola. Motivo de piada por parte de meus colegas e irmãos, eu admitia: ia para a escola para estudar.

SEAIT e a inclusão no mercado de trabalho

O trabalho na vida das pessoas com deficiência está relacionado com a sensação de pertencimento, de inclusão, de ser útil, de motivação e de satisfação

Compartilhe