81.206 eleitores. Este é número de pessoas que estão aptas a votar no município nas eleições de 5 de outubro próximo. Nesta quarta-feira, dia 7, foi o último dia para o alistamento eleitoral (emissão da primeira via do título de eleitor), transferência de domicílio eleitoral e local de votação e alteração de dados de dados cadastrais. Agora, a Justiça Eleitoral só volta a oferecer estes serviços após as eleições de outubro.

No último dia para solicitar estes serviços o movimento foi intenso no Cartório Eleitoral, o que acabou formando uma fila gigantesca e espera de até quatro horas para o atendimento. “Montamos um esquema especial para atender os eleitores da melhor maneira possível. No total foram 382 pessoas atendidas só nesta quarta-feira”, explicou a chefe do Cartório, Yna Honda. Ainda segundo ela, algumas destas pessoas procuraram a Justiça Eleitoral sem toda a documentação necessária e não puderam efetivar sua solicitação.

“O último eleitor foi atendido às 22h23 e contabilizamos 223 operações”, acrescenta. Destas, 139 solicitaram a emissão da primeira via do título de eleitor; 2 a emissão da segunda via; 12 fizeram revisões nos dados cadastrais junto à Justiça Eleitoral e 69 eleitores transferiram seu domícilio eleitoral.

“O que é interessante é que 78% daqueles que fizeram o alistamento eleitoral não eram obrigados. Ou seja, são jovens entre 16 e 18 anos que, mesmo não tendo a obrigação de votar, solicitaram a emissão de seu título de eleitor. Isso é gratificante para a Justiça Eleitoral”, considerou.