Araucária PR, , 24°C

Araucária terá PC do Audax 200Km

O Clube Audax do Paraná realiza no domingo, dia 17, um brevet de 200 km. A largada será no Parque Barigui, em Curitiba, seguindo para Campo Largo, São Luiz do Purunã, Palmeira e Porto Amazonas e voltando por Lapa, Contenda e Araucária até chegar de volta à Capital. Aqui, os participantes obrigatoriamente deverão passar pelo Posto Cristal (na Rodovia do Xisto, 5556), onde estará montado um Posto de Controle (PC).

O que é?

O responsável pela organização do PC em Araucária, Claudinei Neves, conta que o Audax, embora seja pouco difundido no Brasil, é muito legal para quem quer deixar de ser sedentário e ter uma vida mais saudável. Trata-se de um evento ciclístico não-competitivo e de longa distância também conhecido como randonnée, surgido na França. “A grande maioria dos participantes é ciclista, mas dá para participar com qualquer veículo com propulsão exclusivamente humana: bicicletas, triciclos, patins e patinetes”, ele explica.

“O Audax é uma prova de emoção, desafio e superação. E quem participa se apaixona”, conta Neves, que já percorreu os 200Km em 2007. O grande foco da competição é a possibilidade de percorrer longas distâncias no ritmo individual, terminando o percurso dentro do tempo limite estabelecido, que no caso dos 200Km é de 13h30. Para que seja feito o controle, cada participante recebe um cartão de rota com o percurso a ser percorrido e localização dos Postos de Controle, onde deve carimbar seu cartão de rota e marcar o horário de passagem.

Voluntariado

Cada PC tem um horário de abertura e horário de fechamento pré-determinados, obrigando que o participante passe por ele dentro desse período. O de Araucária vai abrir ao meio dia e fechar às 18h e funcionará totalmente com trabalho de voluntários. “O número de pessoas que se propuseram a ajudar e o comprometimento delas foi além do esperado. Tenho certeza que juntos vamos atender bem os participantes e causar uma boa impressão da Cidade”, fala Neves.

Para quem quiser ajudar, mais informações pelo telefone 8460-1969.

Leia outras notícias