Binário Archelau/Bertolino será implantado na segunda
Na Av. Archelau de Almeida Torres o tráfego correrá no sentido centro/bairro
 

Binário Archelau/Bertolino será implantado na segunda
Já na rua Miguel Bertolino Pizzatto o trânsito fluirá no sentido bairro/centro

Os motoristas que forem trafegar pela Avenida Archelau de Almeida Torres e pela rua Miguel Bertolino Pizzatto precisarão redobrar a atenção a partir da próxima segunda-feira, dia 28. É que a partir desta data será implantado em boa parte destas vias o sistema binário.

Com a mudança, a Miguel Bertolino passará a ter sentido único bairro-centro desde a rua Guanabara, no jardim Iguaçu à avenida Victor do Amaral, no centro. Por sua vez, o tráfego na Archelau será feito em sentido único e oposto. Ou seja, centro-bairro desde a Victor do Amaral até a Guanabara. De acordo com a Secretaria Municipal de Urbanismo (SMUR), a implantação melhorará o fluxo de veículos nas duas vias. Ainda de acordo com a SMUR, no primeiro semestre do ano que vem a abrangência do binário será aumentada até a rua Capivari. "Para que esta mudança seja possível, já iniciamos a revitalização do segundo trecho da Miguel Bertolino Pizzatto, desde a rua Guanabara até a rua Capivari", explicou Mario Celso Torres, titular da pasta de Urbanismo.

Outras alterações
Como a Archelau e a Miguel Bertolino cortam boa parte da cidade, a Prefeitura também está tendo que mexer nos sentidos de outras ruas para possibilitar a implantação do binário. É o caso da rua Lourenço Jasiocha, que terá sentido Archelau/Bertolino. A rua Júlia Teresa Bini, que passa a ter sentido Bertolino/Archelau e a rua Guadajara, que terá sentido Archelau/Bertolino. Já na rua Maria de Lourdes Kampa o sentido único será implantado na quadra entre a Miguel Bertolino e Fernando Suckow.

A Fernando Suckow ainda sofrerá alterações no trecho entre as ruas Maria de Lourdes Kampa e Beira Rio, onde o tráfego acontecerá no sentido centro/bairro.

Esquina
do posto

Ainda para viabilizar o binário Archelau/Miguel Bertolino, a Secretaria de Urbanismo mexerá no sentido da rua Guilherme da Motta Correia, que inicia na Avenida Victor do Amaral (esquina do posto de gasolina) e termina na marginal da Rodovia do Xisto. O trecho terá o mesmo sentido da rua Miguel Bertolino.

Orientações
Como as alterações são muitas e – com certeza – deixarão os motoristas meio confusos nos primeiros dias, a Prefeitura, além do trabalho de colocação de faixas de orientação, também terá agentes de trânsito na região dando apoio aos motoristas. Mesmo assim, antes de sair de casa na próxima segunda-feira, redobre seu compromisso de estar atento as leis de trânsito e, o mais importante, tenha paciência, pois as alterações são para melhor.