Araucária PR, , 22°C

Celular e sala de aula: como gerir essa relação?

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

O acesso à comunicação hoje está em nossas mãos através dos celulares e outros aparelhos eletrônicos. Para muitos jovens e, até mesmo adultos, se este uso não for controlado, pode prejudicar a concentração, tornando-se um fator determinante nos resultados escolares. Por outra perspectiva, o celular pode contribuir como ferramenta de informação, ainda que este acesso seja feito de forma disciplinada.

Uma escola em Araucária, ao observar a falta de atenção dos alunos nas aulas pelo uso frequente do celular, decidiu mudar esse quadro. Instalou pequenos armários nas salas e os alunos, a cada início de aula, precisam guardar ali os celulares, que contém espaços numerados para cada estudante. Durante o intervalo e ao fim do turno, o professor abre o armário e libera os celulares.

A prática revelou melhora de 98% no desempenho escolar e teve a aprovação dos próprios alunos. Inclusive, no intervalo, os jovens têm a senha do Wi-fi e podem se entreter nas redes sociais. E foi assim que a escola conseguiu fazer o uso da tecnologia, em favor de todos. Leia mais na página 10.

Publicado na edição 1126 – 16/08/18