CIEE Paraná celebra 48 anos de fundação

Alunos do program Aprendiz em aula pelo CIEE
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Alunos do program Aprendiz em aula pelo CIEE
Alunos do program Aprendiz em aula pelo CIEE

O Centro de Integração Empresa Escola do Paraná (CIEE/PR) completou 48 anos de fundação no dia 14 de agosto e comemorou a data com um café da manhã especial, que reuniu seus diretores e conselheiros e representantes de empresas e instituições de ensino parceiras. Durante o evento, o CIEE prestou homenagens a alguns dos seus parceiros, entre eles a Universidade Federal do Paraná, Copel, Banco do Brasil e Centro Universitário de Curitiba – Unicuritiba e entregou a eles o “Troféu Parceiros do CIEE Paraná”. O troféu foi criado pela atual diretoria como incentivo para homenagear as empresas e instituições de ensino que mais contribuem com o pro­cesso de contratações de estagiários e aprendizes.

O presidente da entidade, Arwed Kirchgässner, lembrou que o CIEE/PR nasceu com a finalidade de proporcionar aos jovens a junção do “saber”, emanado das insti­tuições de ensino, e do “fazer” prático das organizações empresariais. “Neste quase meio século de existência, o CIEE/PR cresceu e consolidou a sua filosofia de trabalho, sempre com foco nas ações sociais voltadas para a juventude, ansiosa por sua inserção no mundo do trabalho. Graças à inestimável dedicação da Diretoria, dos Conselheiros e, principalmente, dos colaboradores e parceiros, a instituição é hoje referência em programas de estágio, aprendizes e cursos de capacitação no Estado do Paraná”, pontuou.

Reconhecimento

O gerente geral de Gestão de Pessoas do Banco do Brasil, Esaú de Souza Borba, fez questão de agradecer a homenagem. “É uma satisfação muito grande contribuir para a retirada de muitos jovens em situação de vulnerabilidade social, trazendo-os para o mundo do trabalho, por intermédio dos programas de estágio e aprendizes do CIEE/PR”, elogiou.

Da mesma forma o reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, agradeceu a homenagem, salientando que a UFPR e o CIEE/PR têm uma relação institucional histórica, pois muitos dos fundadores, diretores e conselheiros do agente de integração são egressos da mais antiga universidade brasileira.

Representando o presidente da Copel, Luiz Fernando Leone Vianna, o diretor de Gestão Empresarial Marcos Domakoski, disse que “o papel social do CIEE/PR é de extrema importância para os jovens estudantes e toda a sociedade paranaense”. Ele foi estagiário do CIEE/PR em 1974 e lembrou que três dos cinco atuais diretores da Copel também fizeram estágio por intermédio da mesma instituição.

O reitor do Centro Universitário Curitiba – Unicuritiba, Arnaldo Luiz Miró Rebello, agradeceu pelo troféu recebido, destacando “o extraordinário papel que o estágio desempenha na formação dos nossos alunos”. Ele é filho de um dos fundadores e primeiro presidente do CIEE/PR (Arnaldo Nascimento Rebello). O reitor mencionou ainda, a parceria do Unicuritiba com o CIEE/PR nos programas de estágio e, desde o ano passado, também para formação de aprendizes.

Sobre o CIEE

O CIEE foi fundado em 14 de agosto de 1967 por um grupo de professores, empresários e lideranças políticas com o objetivo de estimular a capacitação e formação de futuros profissionais por meio do estágio de estudantes. Sua estrutura atual é de 280 funcionários próprios, 38 escritórios regionais (ERs) e nove postos com instituições de ensino parceiras.

Somente no mês de julho deste ano, o CIEE/PR já formou mais de 32 mil estagiários através do Programa de Estágio, voltado a pessoas a partir de 16 anos, e do Programa Aprendiz, que atende jovens entre 14 e 16 anos. O curso Aprendiz é focado nas necessidades das empresas parceiras, que conforme a Lei 10.097/2000, precisam cumprir uma cota que varia entre 5 e 15% de funcionários aprendizes nos seus quadros funcionais.

“São dois anos do curso de capacitação, e durante este período, os alunos recebem uma remuneração. Ao final os alunos estão habilitados para o acesso ao primeiro emprego”, exemplificou o superintendente do CIEE/PR, Basílio Budal. Ainda de acordo com ele, hoje o Programa Aprendiz mantém unidades operacionais em Curitiba, São José dos Pinhais, Araucária, Colombo, Paranaguá, Maringá e Ponta Grossa.

Uma referência para os estudantes

Paulo Sobânia e a equipe do escritório regional de Araucária
Paulo Sobânia e a equipe do escritório regional de Araucária

O CIEE/PR é referência na intermediação de estágios para estudantes dos ensinos médio, técnico e superior. Em um Estado que há 48 anos estava em processo de desenvolvimento econômico e social, a juventude recebeu um voto de confiança para responder, em parte, a esse desafio, contando com o apoio do estágio. De lá para cá, o CIEE/PR ganhou corpo e hoje mantém mais de 50 unidades operacionais em todas as regiões do estado, onde administra mais de 32 mil estagiários, contratados por empresas e órgãos públicos.

Além disso, com o Programa Aprendiz beneficia, desde 2006, centenas de jovens com formação profissional remunerada, dividida entre treinamento prático em empresas e capacitação teórica ministrada pelo CIEE/PR. A maioria dos concluintes do programa continua trabalhando nas organizações contratantes ou em outras empresas.

“Para ilustrar esse desempenho do CIEE, somente no mês de julho de 2015, mais de 1.600 aprendizes estavam sendo qualificados no programa. Hoje o CIEE/PR é o principal agente de integração no Paraná, mantendo convênios com mais de 2.300 instituições de ensino e cerca de 6.800 empresas contratantes de estagiários e aprendizes”, ilustrou o coordenador do Escritório Regional de Araucária, Paulo Sobânia.

Paulo lembrou ainda que, no último ano, 270.945 estudantes foram encaminhados para estágio e 46.980 conseguiram colocações nas empresas concedentes de vagas de estágio. “Essas contratações geraram 400.668 bolsas auxílio concedidas aos estagiários, de grande significado para o custeio dos próprios estudos e, muitas vezes, até de reforço na renda das famílias”, pontuou.

Desempenho do Escritório de Araucária

O Escritório Regional do CIEE/Araucária foi fundado em 1998 e atende também os municípios de Contenda, Lapa, Porto Amazonas, Fazenda Rio Grande e Mandirituba, e um Posto de Atendimento em Rio Negro, que atende a região e os municípios de Agudos do Sul, Quitandinha, Campo do Tenente e Piên.

Mais de 1.200 estágios são intermediados hoje pelo ER/Araucária, através de vagas disponibilizadas por empresas públicas e privadas com as quais o CIEE mantém parceria, entre elas a Prefeitura Municipal, Caixa Econômica Federal, Copel, Tribunal de Justiça, Ingersoll Rand, Gonvarri, Câmara Municipal, além de vagas para o Programa Aprendiz. “São trabalhos que estão em pleno desenvolvimento no CIEE/PR, que está sempre preocupado com a formação profissional de qualidade das novas gerações”, comentou Paulo Sobânia.

Serviço

O CIEE/ARAUCÁRIA fica na rua João Pessoa, 145 – Edifício CCA – 4º andar – Conf. 46. O telefone é (41) 3642-4487 e o fax (41) 3642-0648, e-mail: araucaria@cieepr.org.br

Experiência no comando

Presidente Arwed Kirchgässner: “O programa Aprendiz é nosso orgulho!”
Presidente Arwed Kirchgässner:
“O programa Aprendiz é nosso orgulho!”

O atual presidente do CIEE/PR é Arwed Kirchgässner, eleito para o biênio 2014/2016. Ele empresta à instituição o prestígio, seriedade e a responsabilidade administrativa que conquistou nos cargos públicos que ocupou e na busca pela sua formação acadêmica.

Arwed é economista formado pela Universidade Federal do Paraná, com graduação em Economia Política e Administrativa pela Phillipps Universität Marburg/Lahn (Alemanha).

No governo do Estado, na gestão de Jaime Lerner, atuou na atração de investimentos para o processo de industriali­zação, participando da implantação da Cidade Industrial de Curitiba e do parque automotivo do Paraná. Foi também professor do curso de Administração da FAE por 30 anos e de outras instituições de ensino.

Sua trajetória no CIEE já tem mais de 20 anos, sempre acompanhando o crescimento da entidade como conselheiro. “Graças à inestimável dedicação da diretoria e dos conselheiros, todos voluntários, e principalmente dos colaboradores e parceiros, o CIEE/PR é hoje referê­ncia em programas de estágio, aprendizes e cursos de capacitação no Estado do Paraná e tenho orgulho de fazer parte de sua história”, disse Arwed.

FOTOS: DIVULGAÇÃO / CARLOS DO VALLE

Compartilhar
PUBLICIDADE