A Secretaria Municipal de Educação (SMED), em parceria com movimentos sociais, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), gestores técnicos das secretarias municipais de educação de Curitiba e região metropolitana, instituições de ensino superior e ativistas do movimento negro, tem fortalecido as condições políticas, institucionais, materiais e culturais para a efetivação de uma política pública efetivamente comprometida com uma educação antirracista.

A começar pelo estreitamento dos laços com o COMPIR, a SMED tem participado de suas plenárias e auxiliado em momentos importantes para a história do conselho e do próprio movimento negro em Araucária. Um exemplo foi a 4ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, na qual as demandas apresentadas pelo coletivo que luta pela igualdade racial e as questões relativas à educação antirracista se converteram em proposições que serão levadas às conferências nos níveis estadual e federal.

Outra ação que merece destaque é o diálogo com os gestores técnicos da Educação para as Relações Étnico-Raciais das secretarias municipais de educação dos municípios de Curitiba e região metropolitana. A troca de experiências, desafios e práticas exitosas têm auxiliado a equipe da SMED na tomada de decisões mais assertivas.

Toda essa articulação foi fundamental para a criação das condições adequadas à realização, entre os dias 18 e 22 de agosto, da Semana da Educação para as Relações Étnico-Raciais. O evento vai contar com a participação de representantes da OAB/Araucária; oficinas e espetáculos do projeto GURITIBA; representantes da Secretaria Estadual de Educação junto à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ); ativistas do movimento negro e representantes das religiões de matrizes africanas.

A semana será realizada no anfiteatro da Unifacear e pretende oferecer subsídios ao corpo docente quanto aos aspectos legais, programáticos e culturais, além de aproximar a comunidade escolar dos movimentos relacionados à temática das relações étnico-raciais.

Edição n.º 1473.