Araucária PR, , 18°C

Competições esportivas são importantes componentes pedagógicos no Colégio Marista Sagrado

Uma das mais importantes competições esportivas do município de Araucária chegou ao fim. Os Jogos Escolares Municipais (JEM), movimentaram os estudantes das escolas públicas e privadas em jogos eletrizantes. No Marista Sagrado não foi diferente, o clima era de total empolgação entre as turmas, do início ao fim da competição.

Com times femininos e masculinos, disputando nas categorias A e B, dentro das modalidades de Futsal, Voleibol, Basquetebol, Handebol e Vôlei de Praia, os estudantes do Marista mostraram garra e união dentro e fora de quadra. Ao todo, 60 jovens participaram do evento esportivo.

Competições esportivas são importantes componentes pedagógicos no Colégio Marista Sagrado
Estudantes deram tudo de si na competição.

Além das questões físicas

A manutenção da saúde mental de jovens e adolescentes é um tema que, mais do que nunca, vem sendo tratado como prioridade dentro e fora de sala. Além de aumentar a capacidade cognitiva, a prática de esportes na escola traz benefícios consideráveis à saúde, gerando cooperação e socialização entre os estudantes.

Em uma realidade cada vez mais tecnológica e conectada, os esportes têm o potencial de desenvolver toda parte cognitiva, disciplinar, a concentração, o trabalho em equipe, a formação de liderança, a percepção e entendimento de sentimentos como frustração e felicidade quando conquistam aquilo que almejaram.

E os benefícios não são apenas para quem joga. O esporte tem o poder de trazer satisfação emocional até para os torcedores, é capaz de gerar criatividade e vitalidade. Durante as semanas de jogos, o Marista Sagrado ressalta que o melhor do evento foi notar união entre as turmas, a empolgação contagiante tanto dos jogadores quanto de quem torce pelos times em sala e nas arquibancadas.

Leandro Mendes Leão, professor de Voleibol no Marista Sagrado, reforça o fato de a prática esportiva diminuir consideravelmente vários transtornos que, nos dias de hoje, estão cada vez mais presentes na comunidade escolar. O profissional até traz uma analogia interessante, creditando o esporte (como diriam os mais antigos) de santo remédio.

Competindo com garra

Mesmo cientes que enfrentariam escolas favoritas em algumas modalidades, os times do Marista Sagrado mostraram resiliência, dando tudo de si na competição. “O espírito de equipe, a união e a amizade são valores fundamentais para uma educação transformadora. Para que isto aconteça, é necessário ir além da sala de aula”, afirma o colégio.

As equipes masculinas e femininas de Handebol, das categorias A e B, trouxeram as medalhas de prata da competição para casa. Já o time masculino de Vôlei de Praia, na categoria B, conquistou o 3° lugar na disputa. O Voleibol masculino, também da categoria B, comemorou a chegada ao pódio no 3° lugar da modalidade. As equipes de Futsal (masculino, categoria B), Voleibol (masculino, categoria A) e Voleibol (feminino, categoria A), ficaram em 4° lugar na competição.

Leandro destaca a participação de cada capitão nos jogos. “Tivemos um bom desempenho na competição. O incentivo de cada capitão às suas equipes foi primordial na hora de entrar em quadra. E, após o JEM, os alunos começaram a procurar ainda mais as nossas atividades extras”, diz o professor.

Edição n. 1362

Leia outras notícias