Araucária PR, , 25°C

Corrida Rústica reúne 1000 atletas
A Rua Manoel Ribas foi totalmente interditada para a realização da prova no último domingo, dia 12

Mais de 1000 pessoas decidiram comemorar o 122º aniversário de Araucária de maneira saudável: correndo ou caminhando. Antes das 8h do último domingo, dia 12, o grupo já se reunia no Parque Cachoeira para aguardar a largada. Alguns deles correriam 10 km, enquanto outros preferiram arriscar o percurso de 5,5km, que seria utilizado pelos corredores e por aqueles que escolheram apenas caminhar.

No início da manhã, o céu estava encoberto e o clima agradável, o que animou os participantes. Às 8h30, centenas de homens vestidos com a camiseta do evento e com o número de inscrição fixado no peito saíram pelas ruas da cidade. Cinco minutos depois era a vez das mulheres, que foram seguidas pelo pessoal da caminhada.

Durante todo o percurso, os atletas contaram com o apoio dos agentes de trânsito, guardas municipais e duas ambulâncias. Algumas ruas por onde a prova foi realizada apresentavam um corredor com cones para delimitar a área destinada aos participantes. Já a Rua Manoel Ribas foi totalmente bloqueada entre a Avenida Dr. Victor do Amaral e a rotatória da Rua Maranhão no sentido do Centro para o bairro. Por isso, quem decidiu assistir à corrida nesse percurso não teve dificuldades para ver a tensão dos atletas, o cansaço e a motivação de todos eles.

Premiação
Depois de 18 minutos de prova, Leandro Jorge da Silva, de 21 anos, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, tornando-se bicampeão geral da corrida de 5,5 km, pois já havia conquistado a prova do ano passado. “Fiquei satisfeito com o meu desempenho e por ter conseguido uma boa distância do segundo colocado, mas o meu tempo podia ser melhor”, comentou.

Entre as mulheres, a campeã geral dos 5,5km de corrida foi a moradora de São José dos Pinhais Sonia de Lima Leska, de 36 anos. “Comecei a treinar há um ano, e essa é a minha segunda corrida. É muito legal ser campeã e estou feliz com o meu desempenho”, revelou a atleta. A torcida por Sonia era grande: o esposo Emerson e os três filhos vibraram bastante durante a prova e comemoraram emocionados a vitória.

Já na corrida de 10 km, o campeão entre os homens foi João Paulo de Souza Santos, de 30 anos. Essa é a segunda vez que ele participa da corrida de aniversário da cidade e, na edição do ano passado, conquistou o 4º lugar. “O meu tempo podia ter sido melhor, mas fiquei feliz com a vitória”, afirmou.

Na categoria feminina, quem levou para casa o troféu foi a atleta Gil Mara Gonçalves de Souza, de 30 anos. “Comecei a correr para perder peso, gostei e não parei mais. É ótimo para aliviar o estresse”, explica. “Podia ter feito um tempo melhor, mas gostei do meu resultado”, comentou ela.

Os três primeiros colocados de cada modalidade receberam troféus e medalhas. No entanto, não foram apenas eles que ganharam presentes. Todos que concluíram a corrida e a caminhada receberam uma medalha de participação e ainda tiveram acesso a frutas e barras de cereais para repor as energias perdidas.Corrida Rústica reúne 1000 atletas

Leia outras notícias