Crianças precisam de atendimento médico imediato

A clínica já oferece pediatras especializados em dermatologia, endocrinologia, neurologia e gastroenterologia
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
A clínica já oferece pediatras especializados em dermatologia, endocrinologia, neurologia e gastroenterologia
A clínica já oferece pediatras especializados em dermatologia, endocrinologia, neurologia e gastroenterologia

Uma criança que reclama de dor de cabeça, de estômago ou de algum problema na pele, por exemplo, precisa de atenção especial. Isso acontece porque a saúde dos pequenos é muito delicada e se não for tratada a tempo pode trazer sérios prejuízos. Especialistas da área são unânimes ao afirmar que postergar uma consulta da criança pode levar a diversos tratamentos desnecessários e prejudiciais e ainda trazer consequências permanentes.

No entanto, enquanto os filhos apresentam suas queixas, muitos pais se desesperam ao pensar no trabalho e nas atividades que precisarão deixar de lado para se deslocar até Curitiba em busca de um especialista de confiança. “Infelizmente tí­nhamos essa deficiência em Arau­cária, mas agora os pais não precisam mais se preocupar com isso”, afirma o empresário Anderson Gotfrid, um dos sócios do Centro Médico Araucária.

Segundo ele, para suprir essa necessidade com rapidez e eficiência, a clínica está preparando uma ala pediátrica e já oferece atendimento em diversas áreas. “Temos a dermatologia para cuidar de todos os problemas relacionados à pele da criança e a endocrinopediatria para cuidar da questão hormonal”, conta. Além disso, contamos com o trabalho de um gastropediatra que cuida dos problemas relacionados ao sistema digestivo desde uma intolerância à lactose até uma doença mais grave, e também o neuropediatra que atende doenças e disfunções dos sistemas nervoso e muscular. “Sem contar que nossos pediatras gerais atendem durante toda a semana para que o paciente consiga agen­dar sua consulta em até 24 horas”, informa.

Ainda de acordo com ele, a nova ala também contará com pneumopediatria, ortopediatria e com um cardiologista pediátrico, completando as principais necessidades apresentadas pelos pequenos. “Será um espaço diferenciado focado em nossas crianças, mas enquanto essa ala não está pronta, os especialistas já atendem em dois consultórios decorados com temas infantis para que nossos pequenos pacientes se sintam bem confortáveis”.

As consultas são  realizadas em  ambientes  especiais para  que a criança  se sinta  confortável
As consultas são
realizadas em
ambientes
especiais para
que a criança
se sinta
confortável

Outras especialidades

Além das áreas de pediatria, o Centro Médico também oferece as mesmas especialidades para adultos e realiza ultrassonografias e exames cardiológicos. “Lembrando que a partir do segundo semestre deste ano também teremos exames de raio X”, adianta Anderson.

O Centro Médico Araucária está localizado na Rua Professor Alfredo Parodi, 317, no Centro de Araucária, onde funciona diariamente das 8h às 20h. Mais informações pelo telefone 3031-3107.

A pele da criança precisa de cuidado!

Os pais devem atentar para qualquer mudança, coloração ou coceira  apresentada pelos pequenos
Os pais devem atentar para qualquer mudança, coloração ou coceira
apresentada pelos pequenos

Assim como os adultos, a saúde da criança também se reflete em sua pele. Por isso, o conselho que fica é para que os pais atentarem para qualquer mudança, coloração ou coceira apresentada, observando esses detalhes durante, por exemplo, o banho das crianças é um ótimo hábito.

Também é importante identificar o aparecimento de novas pintas e daquelas pré-existentes, que podem mudar de cor, tamanho, formato ou gerar novos sintomas. Muitas vezes essas dermatoses agudas podem ser resolvidas pelo próprio pediatra, mas se a criança apresentar alguma lesão de pele de duração mais prolongada ou se não houver melhora com o tratamento prescrito é necessário procurar um dermatologista.

Isso deve acontecer o quanto antes para evitar o uso de algumas pomadas e cremes de alta potência que podem causar efeitos colaterais na pele e no crescimento e desenvolvimento da criança.
Além disso, dermatoses não tratadas podem deixar cicatrizes permanentes e prejuízos estéticos.
Os cuidados, entretanto, não devem acontecer somente após o surgimento de algum problema. Os pais precisam cuidar diariamente da pele das crianças por meio do uso de produtos de banho e cosméticos próprios para a infância e, principalmente, do protetor solar infantil todos os dias pela manhã. O protetor deve ser usado até mesmo em dias nublados, pois a radiação permanece e a criança ainda precisará da reaplicação. Inclusive, se houver exposição solar direta, o protetor deve ser aplicado em todo o corpo a cada duas horas.

Texto: Raquel Derevecki / Fotos: EVERSON SANTOS / DIVULGAÇÃO

Compartilhar
PUBLICIDADE