São apenas duas gotinhas, que podem salvar uma vida
São apenas duas gotinhas, que podem salvar uma vida

No próximo sábado, 8 de novembro, acontece mais uma campanha nacional de vacinação. Desta vez serão ministradas doses contra poliomielite (em gotas), sarampo (injetável) e serão avaliadas as carteiras vacinais das crianças menores de cinco anos para ver se há alguma outra dose em atraso que precise ser aplicada.

Neste dia as unidades urbanas de saúde estarão abertas para facilitar o acesso da população aos locais de vacinação, das 8h às 17h. Nos dias de semana, as doses estarão sendo aplicadas em todas as unidades básicas de saúde até o dia 28 de novembro, incluindo as da área rural, durante o horário normal de expediente do local.

O público-alvo da campanha contra poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, são as crianças com mais de seis meses e que sejam menores de cinco anos. Já a vacinação contra sarampo será voltada para crianças que tenham entre um ano e menos de cinco. A meta do município é imunizar cerca de 10 mil crianças. A coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica do município, Leoni Machado, solicita que, de preferência, os pais levem os filhos para vacinação no sábado de abertura da campanha e não deixem para depois.

“É importante salientar que a poliomielite foi erradicada das Américas, mas infelizmente existem países onde ela ainda faz muitas vítimas, por isso não podemos deixar de ficar alerta. A eliminação do sarampo até 2020 é uma das metas da Organização Mundial da Saúde e temos que fazer a nossa parte para colaborar também. No Brasil, entre 2013 e 2014, houve uma concentração de registros dessa doença em dois estados do nordeste”, reforça Leoni.

As unidades que estarão abertas no dia 8 são: Tupy, Costeira, Shangrilá, Santa Mônica, Araucária, CSU, Boqueirão, Califórnia, Industrial, Vila Angélica, Padre Chico e Dona Terezinha.

Texto: Maurenn Bernardo / Foto: Carlos Poly / ACS

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

Compartilhe

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp