A Prefeitura de Araucária realiza mais um Seminário sobre a Educação Inclusiva direito à diferença, que este ano tem como tema “Práticas Pedagógicas”. O evento, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SMED), está na terceira edição e acontece hoje, dia 9, no auditório da Facear, com início às 8h e prossegue durante todo o período da manhã.

A diretora do Departamento da Educação Especial, Lilian Machado, destaca que o Seminário tem a intenção de colocar em pauta e incitar a discussão de temas relacionados à realidade educacional local, para que mais pessoas possam se inserir no debate de inclusão social de pessoas com deficiência. “O evento faz com que questões que envolvam esse tema ganhem destaque, visibilidade e transparência”, conta.

O encontro contará com a presença da consultora da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC), a Professora Daniela Lobo D’avila, que volta a Araucária para falar agora sobre a “Educação Inclusiva: um olhar sobre a prática pedagógica”.

Daniela já esteve no município e participou do primeiro Seminário realizado em 2010. Na oportunidade, a professora abordou sobre a Política Nacional da Educação Especial sob a perspectiva da Educação Inclusiva.

Além da palestra da consultora do MEC, o encontro deste ano ainda deve contar com relatos de práticas pedagógicas de profissionais de educação do município. “Teremos relatos sobre a perspectiva da Educação Inclusiva no Ensino Fundamental e também na Educação Infantil”, finaliza.