Pesquisar
Close this search box.
[the_ad id='140098']

Empresa Lepal Plastic recicla cerca de duas toneladas de plástico por dia

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Empresa Lepal Plastic recicla cerca de duas toneladas de plástico por dia

Sacolas de mercado, embalagens, sacos plásticos. Todos estes produtos que depois de utilizados são descartados pela maioria da população, por serem considerados lixo, representam matéria prima para uma empresa araucariense, a Lepal Plastic.

 Na fábrica, todos os dias, são recicladas cerca de duas toneladas de plástico, que após alguns processos, retornam ao mercado nas mais variadas formas. O proprietário da empresa, Eliceu Palmonari, conta o que acontece com o material após ser reciclado. “Pode virar mangueiras, brinquedos, bacias, baldes, enfim, pode ser utilizado em máquinas injetoras nas mais variadas linhas de produção”, diz.

 Ainda segundo Palmonari, a empresa compra esta matéria prima de carrinheiros e associações de coletores de todo o país. Porém, tudo que é reciclado é reaproveitado pela própria Lepal Plastic. “Nós não revendemos o plástico reciclado. Temos a nossa própria linha de produção onde utilizamos 100% do material”, comenta.

 De acordo com o empresário, além de conseguir extrair lucro do “lixo”, a empresa tem um outro papel fundamental. “Diariamente, deixamos de mandar para a natureza cerca de dois mil quilos de plástico. Em um mês, são 60 toneladas que deixam de ir para aterros. Assim, conseguimos perceber que a Lepal Plastic desempenha uma importante função: preservar e manter um dos maiores bens da humanidade, o meio ambiente” e ainda completa: “vejo a preservação como uma obrigação e um compromisso de toda a sociedade”.
 

Empresa Lepal Plastic recicla cerca de duas toneladas de plástico por dia

Etapas
Após chegar na empresa, o plástico passa por diversas etapas antes de poder ser reinserido no processo industrial. Primeiramente, conforme explica o empresário, o material é encaminhado por um processo de lavagem para retirada de resíduos orgânicos.

Posteriormente, a matéria prima é enviada para uma máquina aglutinadora onde é prensada em blocos. Estes blocos são derretidos, depois resfriados e, finalmente, passam por uma máquina de onde saem picados. “Esta é a última parte da reciclagem e então esse material já pode ser reutilizado. Após a lavagem, tudo isso leva cerca de 20 minutos apenas”, revela Palmonari.

Um detalhe curioso é que o plástico pode ser reciclado em diversas cores. “Durante o processo podemos aplicar um pigmento na cor desejada, preta, verde, azul, enfim, são diversas possibilidades”, explica.

Além da Lepal Plastic, Palmonari é proprietário de outras empresas e revela que tem o foco fixo em preservação. “Desde minha casa até minhas empresas procuro trabalhar sempre respeitando o meio ambiente. Preservo e não faço nada mais do que minha obrigação enquanto cidadão”, diz.

Ainda segundo ele, falta uma boa política de preservação por parte das autoridades competentes. “Todos os setores da administração pública deveriam se unir em prol desta causa. Quem recicla e preserva deveria ter os impostos reduzidos além de outros incentivos. Assim eu tenho certeza que avançaríamos muito mais nesta questão que deve ser encara com muita responsabilidade”, opina Palmonari.