Encontro busca alternativas para salvar o Rio Iguaçu
Hiderson, um dos organizadores, fala na abertura do evento

Uma reunião realizada no plenário da Câmara de Vereadores no sábado, dia 24, teve como objetivo debater ações que poderão ser adotadas para salvar o Rio Iguaçu. O encontro reuniu ambientalistas, políticos, técnicos e demais pessoas da comunidade. “A reunião foi bastante produtiva e muitas pessoas ligadas ao meio ambiente compareceram e deram sugestões de medidas que podem ser tomadas para cuidar do rio”, disse Hiderson Marciano, um dos organizadores do evento.

Os participantes acompanharam as palestras com a presidente da Amar Lidia Lukaski e com a ambientalista Neuza Antunes, que mostraram imagens, demonstrando o desrespeito com a bacia do rio. O ambientalista José Paulo Loureiro também apresentou algumas alternativas técnicas de recuperação. O vereador Alexandre Gotfrid e a deputada federal Rosane Ferreira também participaram do encontro.

Uma das ações que ficou definida a partir desta primeira reunião foi montar uma comissão para acompanhar e fiscalizar a CPI que investiga a Sanepar, uma vez que a empresa é suspeita de despejar esgoto no Rio Iguaçu, sem o devido tratamento. “Importante lembrar que este movimento para salvar o Iguaçu é apolítico, pois é uma causa de interesse comum”, pontuou Hiderson.

Outra ação discutida no encontro foi a organização de um fórum, onde serão convidadas todas as entidades e pessoas envolvidas com a questão ambiental.